CONVENTS, G. Os moçambicanos perante o cinema e o audiovisual: uma história político-cultural do Moçambique colonial até à República de Moçambique (1896-2010). Maputo: Edições Dockanema/Afrika Film Festival, 2011. 677 p.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p317Resumo
O cinema ao longo de sua história tem se caracterizado como uma experiência não apenas estética, mas, sobretudo, política. É assim que diferentes autores tem chamado atenção para a dimensão politico-cultural da“sétima arte”, seja apresentando algumas experiências cinematográficasque vão além do modelo norte-americano (paradigma hollywoodiano) (Shohart, Stam, 2006), seja refletindo sobre o caráter contestatório de algumas práticas cinematográficas (Didi-Huberman, 2011). É tomando como base esta premissa que podemos compreender o livro de Guido Convents, “Os moçambicanos perante o cinema e o audiovisual”, 2011. Ao localizar a trajetória do cinema moçambicano destacando suas dimensões políticas, estéticas, revolucionárias, o autor busca dar a compreender as complexidades e riquezas de uma expressão cinematográfica que esteve desde os primórdios envolvida em intrincadas tramas político-ideológicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.