MERCANTE, Marcelo S. Imagens de cura: Ayahuasca, imaginação, saúde e doença da Barquinha. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012. 322 p.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2013v15n1-2p357Resumen
Ayahuasca é o nome genérico de uma bebida milenar utilizada em rituais ligados à espiritualidade, sendo o termo de origem quéchua, cuja etimologia é dada por Luna (1986, p. 73) como: aya – persona, alma, espíritu muerto; wasca – cuerda, enradadera, parra, liana. A denominação, segundo esse antropólogo, é uma das mais usadas para designar a bebida, podendo ser traduzida para o português como “corda dos espíritos”, “corda dos mortos”, ou ainda, “cipó das almas”.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.