Habitar o pós-colonial: notas sobre trajetórias e pertenças entre pesquisadores indianos na Europa
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2017v19n2p245Resumo
A partir de uma pesquisa etnogra?fica sobre acade?micos indianos em cie?ncias sociais que buscam construir uma carreira na Europa, propo?e-se uma reflexa?o sobre os estudos po?s-coloniais como espac?o privilegiado de significac?a?o de trajeto?rias e de sentimentos de pertenc?a. Mais precisamente, baseado em interlocuc?o?es de pesquisa com cerca de 20 acade?micos indianos encontrados no Reino Unido, sugere-se que este campo de estudos e? frequentemente apropriado por seus autores em movimentos de inscric?a?o de si no interior de grandes narrativas histo?ricas e imagina?rias em torno das complexas circulac?o?es das quais esses sujeitos sa?o parte constituinte. Para isso, recorre-se a uma articulac?a?o entre dados etnogra?ficos (observac?a?o participante e entrevistas), ana?lise de obras como pra?ticas discursivas e controve?rsias teo?ricas que, como se demonstra neste artigo, sa?o o elemento central na compreensa?o da produc?a?o de sentimentos de pertenc?a entre esses sujeitos, assim como na significac?a?o de suas pro?prias trajeto?rias. Desse modo, este artigo busca aportar elementos etnogra?ficos para o debate sobre os estudos po?s-coloniais.
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