Medo e conjuração: desfazendo o parentesco na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2019v21n2p135Resumo
Resumo
A proposta deste artigo é promover uma análise das dinâmicas do parentesco na Amazônia que tome os procedimentos que o desfazem, ou a decisão de não fazê-lo, como índices da influência de um método de administração da alteridade característico das sociedades das terras baixas da América do sul. As múltiplas modulações possíveis que o sujeito ameríndio pode assumir na ontologia multinaturalista, aqui, nos levam a questões que permitem uma análise que conecta as alianças interespecíficas do ambiente perspectivista com as relações interpessoais dos processos do parentesco e as redes intercomunitárias que interligam as diferentes comunidades na Amazônia, como procedimentos que atuam dentro de um mesmo complexo cosmopolítico.
Palavras-Chave
Parentesco; Multinaturalismo; Cosmopolítica; Identificação; Diferenciação
Abstract
The purpose of this article is to promote an analysis of the kinship dynamics in the Amazon taking the procedures that undo it, or the decision not to do it, as indices of the influence of the otherness administration method, characteristic of South America lowlands societies. The multiple possible modulations that the Amerindian subject can assume in the multinaturalist ontology, here, lead us to questions that allow an analysis that connects the interspecific alliances of the perspectivist environment with the interpersonal relations of the kinship processes and the intercommunal networks that connect the different communities in the Amazon, as procedures that operate within the same cosmopolitical complex.
Keywords
Kinship; Multinaturalism ; Cosmopolitcs; Identification ; Differentiation.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.