A tessitura da pessoa: o sistema de nomeação Wapichana

Autores

  • Fabio de Sousa Lima Departamento de História, Instituto Federal de Roraima (IFRR)
  • Olendina de Carvalho Cavalcante Programa de pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Danielle dos Santos Pereira Lima Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2019v21n2p163

Palavras-chave:

Wapichana, Corpo, Pessoa

Resumo

 

A maioria das sociedades indígenas das Terras Baixas da América do Sul privilegia uma reflexão sobre a corporalidade não apenas na elaboração de suas cosmologias, mas também quando elaboram um idioma simbólico focal para a pessoa. A proposta deste artigo consiste em problematizar como o sistema de nominação utilizado pelos Wapichana da aldeia Malacacheta, atual estado de Roraima, enfeixa processos de comunicação do corpo com o mundo. Nominar implica fabricar corpos e tal prática é suplementada pela decoração, afirmação e ritualização dos corpos. O fundamento epistemológico dessa produção converge para os postulados de pessoa, corpo e corporalidade. Trata-se de um estudo onomástico, com enfoque qualitativo, cujo objetivo é mostrar como os Wapichana moldam o corpo por meio de palavras, gestos simbólicos, pinturas, fumigações, ornamentos, rituais e visões cosmogônicas, de modo que o corpo pode ser pensado como matriz de símbolos culturais e configura um objeto de significação social.


Biografia do Autor

Fabio de Sousa Lima, Departamento de História, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Professor de História do Campus Novo Paraíso (IFRR-Instituo Federal de Roraima), mestre em Antropologia Social.

Olendina de Carvalho Cavalcante, Programa de pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Coordenadora do Mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Danielle dos Santos Pereira Lima, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Mestre em Letras e Literatura pela Universidade Federal de Roraima.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos