O "Povo da Rua": caminhos de uma estética da existência (da) na religião Afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2020v22n1p75Resumo
Esse artigo apresenta como as entidades do povo da rua são acionadas nas religiões afro-brasileiras. Pela etnografia realizada junto a dois terreiros localizados no Rio Grande do Sul, vemos que essa linhamobiliza encontros, afetos e cruzamentos nas pessoas que incorporam exus e pombagiras. As entidades da rua possuem relações com outros entes que são envolvidos em funções estabelecidas por dimensões cósmicas nas quais há a necessidade de uma mediação para acioná-las. Esta religiosidade opera como experimentação de mundos, na qual estão em constante formação maneiras de viver que se equacionam e se produzem nas relações intensivas entre médiuns e entidades. Assim, compreendo que é a partir do Povo da Rua que podemos visualizar uma estética da existência, ética e política, afro-religiosa.
Referências
ANJOS, José Carlos Gomes dos. O corpo nos rituais de iniciação do batuque. In: Ondina Fachel Leal. (Org.). Corpo e significado. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.
ANJOS, José Carlos Gomes dos. No Território da Linha Cruzada: a cosmopolítica afro-brasileira. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006.
ANJOS, José Carlos Gomes dos. “A filosofia política da religiosidade afro-brasileira como patrimônio cultural africano”. Porto Alegre: Debates do NER, Ano 9, número 13, p. 77-96, jan/jun, 2008.
ANJOS, José Carlos Gomes dos. “A iconoclastia afro-brasileira na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre”. 33o Encontro Anual da ANPOCS. MR14: Saberes, éticas e políticas das religiões afro- americanas (Brasil e Cuba), 2009.
ANJOS, José Carlos Gomes dos; ORO, Ari Pedro. Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre. Sincretismo entre Maria e Iemanjá. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 2009.
BARBOSA NETO, Edgar Rodrigues. A máquina do mundo: variações sobre o politeísmo em coletivos afro-brasileiros. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Rio de Janeiro: PPGAS/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012.
CASTRO, Edgardo. Introducción a Foucault. Buenos Aires: Siglo veintiuno editores, 2015.
CONTINS, Marcia. “O caso da Pomba-Gira: reflexões sobre crime, possessão e imagem feminina”. In: GOMES, Edlaine (org). Dinâmicas contemporâneas do fenômeno religioso na sociedade brasileira. São Paulo: Ideias e Letras, 2009.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza. (Vincennes, 1978-1981). Fortaleza: EDUECE, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Volume 4. São Paulo, Editora 34, 2007 [1980].
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo, Editora 34, 2010 [1991].
FIGUEIREDO, Fernando. “Arte de viver, modos de vida e estética da existência em Michel Foucault”. Revista Ítaca. n.15, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.
FOUCAULT, Michel. A Coragem da Verdade. O governo de si e dos outros II. Curso dado no College de France (1983-1984). São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1984].
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Curso dado no College de France (1981-1982). São Paulo: Martins Fontes, 2014 [1982].
GROS, Frédéric. “O cuidado de si em Michel Foucault”. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.) Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GROS, Frédéric. “Situação do Curso”. In: FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Curso dado no College de France (1981-1982). São Paulo: Martins Fontes, 2014.
HADOT, Pierre. O que é a Filosofia Antiga? São Paulo: Editora Loyola, 2004.
MARCELLO, F.A.; FISCHER, R.M.B. “Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito”. Pro-Posições. v. 25, n. 2 (74) p. 157-175 maio/ago, 2014.
MOURÃO, Tadeu. Encruzilhadas da cultura: Imagens de Exu e Pombajira. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.
PAL PELBART, Peter. O Avesso do Niilismo. Cartografias do Esgotamento. São Paulo: n-1, 2016.
RABELO, Miriam. Enredos, feituras e modos de cuidado: dimensões da vida e da convivência no candomblé. Salvador, EDUFBA, 2014.
RODOLPHO, Adriane Luisa. “O corpo na Quimbanda: contrapontos entre Eros e Thánatos”. In: Ondina Fachel Leal. (Org.). Corpo e significado. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.
SERRA, Ordep et al. O mundo das folhas. Salvador: Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2002.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. São Paulo: Vozes, 2017.
SPINELLI, Miguel. Os caminhos de Epicuro. São Paulo: Editora Loyola, 2009.
STENGERS, Isabelle. Cosmopolitiques VII: Pour en finir avec la tolérance. Paris: La Découverte, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.