Perspectivas sobre o Feminismo Negro em Salvador, Bahia

Autores

  • Cecilia Anne McCallum UFBA

Resumo

No Brasil, as mulheres negras são associadas simbolicamente com o trabalho doméstico. Em Salvador, elas geralmente ocupam a posição social mais baixa na hierarquia socio-econômica. O artigo examina as respostas feministas à esta situação, as quais incluem a ação afirmativa e uma política de presença que prega a eleição de mulheres negras para representar o eleitorado negro feminino. O artigo descreve a dinâmica racial entre feministas negras e brancas na Bahia e demonstra as tendências contraditórias que estruturam o relacionamento. Detalha diferentes influências sobre as ideais e propostas das feministas baianas. Finalmente, desmente, através de uma exploração minuciosa e micro-histórica dos distintos discursos das feministas e os contextos em que são empregados, a proposta de que uma política de identidade necessariamente leva a um novo essencialismo de raça ou de cultura.

Biografia do Autor

Cecilia Anne McCallum, UFBA

Antropóloga, Pesquisadora e Professora Participante no MUSA - Programa de Pesquisa em Saúde e Gênero - no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Honorary Fellow, Department of Anthropology, University of Manchester.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

MCCALLUM, Cecilia Anne. Perspectivas sobre o Feminismo Negro em Salvador, Bahia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2, p. 069–099, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/6341. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO 1: Dossiê Políticas e Subjetividades nos "Novos Movimentos Culturais"