Perspectivas sobre o Feminismo Negro em Salvador, Bahia
Resumo
No Brasil, as mulheres negras são associadas simbolicamente com o trabalho doméstico. Em Salvador, elas geralmente ocupam a posição social mais baixa na hierarquia socio-econômica. O artigo examina as respostas feministas à esta situação, as quais incluem a ação afirmativa e uma política de presença que prega a eleição de mulheres negras para representar o eleitorado negro feminino. O artigo descreve a dinâmica racial entre feministas negras e brancas na Bahia e demonstra as tendências contraditórias que estruturam o relacionamento. Detalha diferentes influências sobre as ideais e propostas das feministas baianas. Finalmente, desmente, através de uma exploração minuciosa e micro-histórica dos distintos discursos das feministas e os contextos em que são empregados, a proposta de que uma política de identidade necessariamente leva a um novo essencialismo de raça ou de cultura.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.