Sacrifício e Dom, o caso dos "homens-bomba": um olhar desde o contexto brasileiro
Resumo
Interpreta-se
0 fenomeno "homensbomba" partindo de trabalho de campo junto a uma comunidade islamica no sul do Brasil, e examinando dados da experiencia etnografica pelo dialogo com Marcel Mauss e teorias sobre sacriffcio e dadlva, Indagam-se motivos que legitimariam integrantes do islarnismo para sacrificio voluntario de suas vidas; importância do contexto para compreender 0 fenomeno: 16gica que sustentaria sua ação; e eficácia simb6lca desta. Contribuições teoricas atuais permitem ampliar o debate, pelo qual se propõe pensar imolção voluntária enquanto recriação contemporânea da tradição islamica, e cujo sentido - para além de fatores estritamente sociais e politicos - estaria no preceito religioso de submissao total, isto é, permanente oferenda a Deus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.