Percepções urbanas: performances cênicas e experiência estética no espaço público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e85965

Palavras-chave:

Artes cênicas, Experiência estética, Festival, Espaço público, Cidade

Resumo

Este artigo aborda intervenções cênicas no espaço público e como elas impactam nas cidades e nos seus habitantes. Embora ele derive de uma pesquisa etnográfica realizada no âmbito de festivais de circo, trata-se antes de uma reflexão de matriz interdisciplinar do que um aporte empírico pautado no trabalho de campo. O propósito consiste em demonstrar como espetáculos se inscrevem no espaço público, transformando tanto as cidades como as percepções dos habitantes sobre elas. Para isso, observaremos a cidade enquanto ecossistema e algumas estratégias utilizadas por artistas para adaptarem suas performances ao espaço público. Por fim, o enfoque repousará sobre festivais, dispositivos de difusão que ocupam cidades durante um tempo determinado, permitindo a realização simultânea de um conjunto de performances. Veremos que a experiência estética pode acionar o imaginário poético dos espectadores, sendo capaz de transformar as percepções e também os laços de pertencimento dos habitantes para com a cidade.

Biografia do Autor

Céline Spinelli, Université de Montréal

Doutora em Antropologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris e pela Universidade de São Paulo. Foi professora no Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco durante dois anos e desenvolveu atividades de pesquisa na mesma instituição. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado em Montréal (Canadá) junto ao Institut de recherche Robert-Sauvé en santé et en sécurité du travail e integra o Laboratoire de recherche en relations interculturelles (Labrri, Université de Montréal). Tem interesse pela antropologia do mundo contemporâneo e da globalização, pela antropologia da arte, do corpo e da saúde, com perspectiva interdisciplinar.

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Publicado

2022-09-19

Edição

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Artigos