Percepções urbanas: performances cênicas e experiência estética no espaço público
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e85965Palavras-chave:
Artes cênicas, Experiência estética, Festival, Espaço público, CidadeResumo
Este artigo aborda intervenc?o?es ce?nicas no espac?o pu?blico e como elas impactam nas cidades e nos seus habitantes. Embora ele derive de uma pesquisa etnogra?fica realizada no a?mbito de festivais de circo, trata-se antes de uma reflexa?o de matriz interdisciplinar do que um aporte empi?rico pautado no trabalho de campo. O propo?sito consiste em demonstrar como espeta?culos se inscrevem no espac?o pu?blico, transformando tanto as cidades como as percepc?o?es dos habitantes sobre elas. Para isso, observaremos a cidade enquanto ecossistema e algumas estrate?gias utilizadas por artistas para adaptarem suas performances ao espac?o pu?blico. Por fim, o enfoque repousara? sobre festivais, dispositivos de difusa?o que ocupam cidades durante um tempo determinado, permitindo a realizac?a?o simulta?nea de um conjunto de performances. Veremos que a experie?ncia este?tica pode acionar o imagina?rio poe?tico dos espectadores, sendo capaz de transformar as percepc?o?es e tambe?m os lac?os de pertencimento dos habitantes para com a cidade.
Referências
BACHELARD, Gaston. La Poétique de l’Espace. Paris: PUF, 1961.
BENJAMIN, Walter. Paris capitale du XIX siècle: le livre des passages. Paris: Les éditions du Cerf, 1997.
BRUNER, Edward; TURNER, Victor. The anthropology of experience. Champaign: University of Illinois Press, 1986.
CAMPOS, Ricardo; BRIGHENTI, Andrea Mubi; SPINELLI, Luciano (org.) Uma cidade de imagens: produções e consumos visuais em meio urbano. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2011.
CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
CHAUDOIR, Philippe. Art public, arts de la rue, art urbain. Études Théâtrales, Paris, n. 41- 42, p. 183-191, 2008.
CHOMBART DE LAUWE, Paul-Henry. Paris et l’agglomération parisienne. Paris: PUF, 1952.
CORADINI, Lisabete. As interferências urbanas na cidade de Natal: um ensaio sobre linhas, cores e atitudes. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 149-170, 2016.
DEBORD, Guy. Théorie de la dérive. Internationale Situationniste, Paris, n. 2, p. 19-23, 1958.
DEWEY, John. L’art comme expérience. Paris: Gallimard, 2010.
DONNAT, Olivier; OCTOBRE, Sylvie (org.). Les Publics des équipements culturels: méthodes et résultats d’enquêtes. Paris: Ministère de la Culture et de la Communication, 2001. ETHIS, Emmanuel. Avignon, le Public réinventé: le festival sous le regard des sciences sociales. Paris: La documentation française, 2002.
FABIANI, Jean-Louis. L’éducation populaire et le théâtre: le public d’Avignon en action. Saint-Martin d’Hères: Presses Universitaires de Grenoble, 2008.
GOFFMAN, Erving. Les cadres de l’expérience. Paris: Les éditions de Minuit, 1991.
MALINAS, Damien. Portrait des festivaliers d’Avignon: Transmettre une fois? Pour toujours? Grenoble: Presse Universitaire de Grenoble, 2008.
MCKENZIE, Roderick Duncan. L’approche écologique dans l’étude de la communauté humaine. In: GRAFMEYER, Yves; JOSEPH, Isaac. L’École de Chicago: Naissance de l’écologie urbaine. Manchecourt: Flammarion, 2004. p. 149-166.
PARK, Robert Ezra. La ville. Propositions de recherche sur le comportement humain en milieu urbain. In: GRAFMEYER, Yves; JOSEPH, Isaac. L’École de Chicago: Naissance de l’écologie urbaine. Manchecourt: Flammarion, 2004. p. 83-130.
PARK, Robert E. [1929] “La ville comme laboratoire social”. In: GRAFMEYER, Yves; JOSEPH, Isaac. L’École de Chicago: Naissance de l’écologie urbaine. Manchecourt: Flammarion, 2004. p. 167-183.
SCHECHNER Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia: The University of Philadelphia Press, 1985.
SPINELLI, Céline. Circuits d’un art itinérant: festivals de cirque et échanges artistiques entre la France et le Brésil. 2015. 378f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, 2015.
SPINELLI, Céline. La fabrique du comique: le rire comme outil de communication dans le cadre de performances artistiques. Ethnologies, Québec, v. 41, n. 2, p. 113-127, 2019.
SPINELLI, Luciano. Entrailles de la ville: les écritures vues du métro. Sociétés, Paris, v. 109, p. 55-62, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.