Ficando com o Problema – Entrevista com Donna Haraway

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2023.e96024

Palavras-chave:

Donna Haraway, Arte, Exposição, Relações multiespécies, Materialidades

Resumo

Ficando com o Problema (Staying with the Trouble) foi traduzida a partir da versa?o impressa da entrevista conduzida ao vivo pelo Skype com Donna Haraway por Rick Dolphijn, realizada na ocasia?o do lanc?amento oficial da exposic?a?o de arte Yes Naturally (Haia, Holanda) durante os dias de pre?-visualizac?a?o profissional da documenta 13 (Kassel, Alemanha), 7 de junho de 2012. Foi publicada originalmente em Dolphijn e Haraway (2013). Na entrevista, e? discutida a influe?ncia da teoria de Haraway no mundo da arte contempora?nea, particularmente como seu trabalho inspirou e esteve em dia?logo com muitos dos artistas que participaram das exposic?o?es Yes Naturally (2012) e documenta 13 (2012). Ao mesmo tempo, sa?o trac?adas conexo?es com as questo?es que permeiam a teoria de Haraway ha? muitos anos, como relac?o?es multiespe?cies, materialidades e naturezasculturas, e o trabalho de artistas contempora?neos que procuram engajar-se com temas e conceitos afins em suas criac?o?es arti?sticas.

Biografia do Autor

Rick Dolphijn

É professor associado de Estudos de Mídia e Cultura, com interesse em pesquisa transdisciplinar em geral. Publicou amplamente sobre filosofia continental (Gilles Deleuze e Michel Serres) e artes contemporâneas. Ele estuda pós-humanismo, novo materialismo, cultura material (estudos alimentares) e ecologia.

Caroline Spitzner, Mestranda Universidade de Utrecht

Mestranda no Programa de Antropologia Cultural: Transformação Sociocultural na Universidade de Utrecht (Holanda). A sua área de interesse reside na investigação de exposições de arte contemporânea, com ênfase em questões de (de)colonialidades, relações mais-que-humanas e experiências multisensoriais. Trabalha também como curadora assistente na fundação de arte Niet Normaal (Holanda), que foca na criação de exposições de grande escala sobre questões de tecnologia, poder e identidade.

Scott Correll Head, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Filosofia, Duke University (1989). Doutorado em Antropologia, University of Texas at Austin (2004). Professor de Antropologia na UFSC desde 2010. Interesses: Antropologia e performance; literatura, ficção científica, gestos, diáspora africana, capoeira angola.

Referências

BECKER, Wolfgang. Documenta 13: a preview (2012). a preview (2012). 2012. Disponível em: http: www.arterynyc.com/2012/03/documenta-13-a-preview. Acesso em: 20 ago. 2012.

DOLPHIJN, Rick; HARAWAY, Donna. Staying with the Trouble: interview with Donna Haraway. In: GEVERS, Ine (ed.). Yes Naturally: how art saves the world. Rotterdam: Nai010 Publishers, 2013. p. 108-115.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Rio de Janeiro, v. 5, p. 7-41, 1995.

HARAWAY, Donna. Situated Knowledges: the science question in feminism and the privilege of partial perspective. Feminist Studies, [s.l.], v. 14, n. 3, p. 575, 1988. DOI: http://dx.doi. org/10.2307/3178066.

HARAWAY, Donna. Quando as Espécies se Encontram. São Paulo: Ubu Editora, 2022. HARAWAY, Donna. The Companion Species Manifesto: Dogs, People, and Significant

Otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press, 2003.

HARAWAY, Donna Jeanne. When species meet. Minneapolis: University Of Minnesota Press, 2008.

NICOLA. Cross-Species Dining: An Interview with Natalie Jeremijenko and Mihir Desai. 2020. Disponível em: http://www.ediblegeography.com/cross-species-dining-an-interview- with-natalie-jeremijenko-and-. Acesso em: 20 ago. 2012.

STENGERS, Isabelle. Relaying a War Machine? In: ALLIEZ, Eric; GOFFEY, Andrew (ed.). The Guattari Effect. Londres: Continuum, 2011. p. 134-155.

Downloads

Publicado

2023-09-23

Como Citar

DOLPHIJN, Rick; SPITZNER, Caroline; CORRELL HEAD, Scott. Ficando com o Problema – Entrevista com Donna Haraway. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 25, n. 3, 2023. DOI: 10.5007/2175-8034.2023.e96024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/96024. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Tradução