A dança como gesto de escuta: estratégias pedagógicas em um curso universitário durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e96500Palavras-chave:
Escuta, Corpo, Saber, Ensino da dança, PandemiaResumo
Este artigo faz uma reflexão sobre as estratégias pedagógicas criadas para sustentar a relação entre professores e estudantes, destes com seus corpos e de seus corpos com o mundo, num curso universitário de dança que, assim como tantos, entre 2020 e 2022, precisou interromper as atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19. Mais do que sobre pausas ou suspensões, queremos chamar atenção para a natureza dos movimentos possíveis, sobretudo aqueles relacionados à escuta. Se a tecnologia permitiu uma experiência de hipervisualização e de hiperexposição, por meio de câmeras que exibiam aquilo de que éramos privados no contato físico, pouco se falou sobre a escuta. As audioaulas, no caso, possibilitaram a criação de um espaço comum e íntimo, simultaneamente. A preocupação sobre como os sentidos do corpo podem ser abalados pela dimensão da catástrofe apontou para a importância da escuta na pesquisa antropológica e para os desafios da compreensão de um mundo pós-pandêmico.
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