Emergência climática, natureza e os trabalhos do tempo: ruminações sobre uma pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e98355Palavras-chave:
Pandemia, Emergência climática, Tempo, Facebook, Discurso ambientalResumo
Durante a pandemia pelo coronavírus, as mídias sociais ocuparam um lugar central na mediação das relações entre diferentes agentes, contribuindo para o contorno de eventos e as práticas relacionadas ao distanciamento social, ao enfrentamento da crise, aos tratamentos de saúde, e para a experiência da pandemia como um todo. Este ensaio analisa quatro vídeos publicados no Facebook que abordam a emergência climática e suas relações com a pandemia, com especial atenção para a mobilização de questões relativas à natureza e à pandemia como oportunidades de transformação. Busca-se analisar os conteúdos dos vídeos levando em consideração a agência do tempo na retórica ali desenvolvida e elaborar uma tese sobre como tais enunciados tencionam conduzir à ação. Argumento que as diferentes narrativas sobre crise no contemporâneo compartilham um campo de ressonâncias e que os apelos desses agentes não estão distantes de outros produzidos no contexto do neoliberalismo, sendo o tempo um fator central nos modos de interpelação aí desenvolvidos.
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