Aspectos estruturais de folhas de indivíduos de <I>Guapira opposita</I> (Vell) Reitz (Nyctaginaceae) ocorrentes em Restinga e na Floresta Ombrófila Densa<p>
Resumo
Guapira opposita é uma espécie arbórea encontrada em ambiente sombreado e úmido da Floresta Ombrófila Densa e em áreas abertas ensolaradas e com baixa disponibilidade hídrica como as de restinga. Este trabalho teve como objetivo comparar as folhas de plantas da floresta e da restinga, buscando conhecer as carcterísticas morfoanatômicas que favorecem a sobrevivência da espécie em ambientes tão distintos. Os resultados mostraram que variação de algumas características entre folhas de floresta e restinga ajuda a explicar a adaptação da espécie a estes ambientes tão diferentes, como área foliar, densidade estomática, espessura das células epidérmicas, espessura da membrana cuticular, espessura da lâmina foliar, em especial do parênquima paliçádico, e teor de clorofilas. Entretanto, a variação na forma e nas dimensões das células-guarda e do poro estomático ocorrida, parece não favorecer a adaptação das plantas aos diferentes ambientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados em Insula, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.