Aspectos estruturais de folhas de indivíduos de <I>Guapira opposita</I> (Vell) Reitz (Nyctaginaceae) ocorrentes em Restinga e na Floresta Ombrófila Densa<p>

Autores

  • Marisa Santos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Paulo Cesar Poeta Fermino Junior Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Morgana Garcia Vailati Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Maria Terezinha Silveira Paulilo Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Resumo

Guapira opposita é uma espécie arbórea encontrada em ambiente sombreado e úmido da Floresta Ombrófila Densa e em áreas abertas ensolaradas e com baixa disponibilidade hídrica como as de restinga. Este trabalho teve como objetivo comparar as folhas de plantas da floresta e da restinga, buscando conhecer as carcterísticas morfoanatômicas que favorecem a sobrevivência da espécie em ambientes tão distintos. Os resultados mostraram que variação de algumas características entre folhas de floresta e restinga ajuda a explicar a adaptação da espécie a estes ambientes tão diferentes, como área foliar, densidade estomática, espessura das células epidérmicas, espessura da membrana cuticular, espessura da lâmina foliar, em especial do parênquima paliçádico, e teor de clorofilas. Entretanto, a variação na forma e nas dimensões das células-guarda e do poro estomático ocorrida, parece não favorecer a adaptação das plantas aos diferentes ambientes.

Biografia do Autor

Marisa Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professor, Department of Botany. E-mail: marint@mbox1.ufsc.br

Paulo Cesar Poeta Fermino Junior, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (2002), Mestrado em Biologia Vegetal (2004), Doutorado em Biotecnologia (área Agroflorestal) pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Professor Assistente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Acre e Pesquisador conveniado na Embrapa Acre (Laboratório de Morfogênese e Biologia Molecular). Lattes.

Morgana Garcia Vailati, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Graduação em Ciencias Biológicas Biotecnologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) , mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Lattes.

Maria Terezinha Silveira Paulilo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Pela Universidade Estadual de Campinas fez em 1976 graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado (1980) e doutorado (1991) em Biologia Vegetal, com etapa (doutorado-sanduiche) na Universidade de Edinburgh, Escócia (1990). Atuou como pesquisadora visitante no Littlehampton Horticultural Research Institute, Inglaterra (1992). Atualmente é professora da UFSC. Lattes.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos