Atividade alelopática do exsudato radicular de <I>Jatropha curcas</I> L. sobre plântulas de <I>Brassica napus</I> L., <I>Glycine max</I> L., <I>Zea mays</I> L. e <I>Helianthus annuus</I> L.

Autores

  • Paulo Sérgio Siberti da Silva Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Botucatu, SP.
  • Andréa Maria Teixeira Fortes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR.
  • Daiane Maria Pilatti Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR.
  • Nayara Parisoto Boiago Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR.

Palavras-chave:

Alelopatia, compostos secundários, consórcio.

Resumo

O objetivo foi avaliar o efeito do exsudato radicular de J. curcas sobre a germinação e crescimento inicial das plântulas de B. napus, G. max, Z. mays e H. annuus. Utilizaram-se rolos de papel germitest e placas de Petri com papel filtro onde se adicionou, respectivamente, por repetição, 15 e cinco sementes de J. curcas para germinar durante oito dias para obtenção do exsudato radicular. Após este período, as plântulas foram descartadas e 50 sementes de G. max, H. annuus e Z. mays foram adicionadas para germinar por sete dias nos rolos de papel e 25 sementes de B. napus, por oito dias nas placas de Petri. Foram realizadas quatro repetições e os experimentos foram acondicionados em câmara de germinação com fotoperíodo e temperatura controlados. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e avaliaram-se os parâmetros porcentagem de germinação, tempo médio de germinação, velocidade média de germinação e comprimento da maior raiz. Após análise estatística (teste de Tukey 5% de probabilidade) concluiu-se que J. curcas exerceu efeito alelopático diverso sobre as espécies testadas, apresentando efeito positivo sobre plântulas de G. max (tempo e velocidade médios de germinação, comprimento da maior raiz), mas efeitos negativos sobre tempo e velocidade médios de germinação de plântulas de H. annuus e o comprimento da maior raiz das plântulas de B. napus.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Siberti da Silva, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Botucatu, SP.

Graduate Diploma in Horticulture, Campus of Botucatu, SP, CEP: 18610-307. E-mail: sibertisilva@hotmail.com

Andréa Maria Teixeira Fortes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR.

Faculty of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, PR , CEP: 85819-110.

Daiane Maria Pilatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR.

Master of Sciences.

Nayara Parisoto Boiago, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR.

M.Sc. in Agricultural Engineering from the Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, PR , CEP: 85819-110.

Downloads

Publicado

2012-12-24

Edição

Seção

Artigos