Padrão de crescimento inicial em <I>Dalbergia miscolobium</i> Benth. em função da disponibilidade hídrica e do tipo de solo

Autores

  • Regina Miyuki Sassaki Instituto de Botânica de São Paulo
  • Gil Martins Felippe Instituto de Botânica de São Paulo

Resumo

O estabelecimento de plânlulas de Dalbergia miscolobium Benth. dá-se durante o início da estação chuvosa. Nesse período, as plânlulas podem pernanecer sob condições de excesso de água por pelo menos um curto período durante o processo de eslabelecimento. Este trabalho analisa o crescimento inicial de plântulas desta espécie nessas condições. Os resultados mostram que a sobrevivência de plântulas não é afetada pelo excesso de água em solo de cerrado, mas é fortemente reduzida em solo de mata. Com o alagamento, há uma redução na razão raiz/parte aérea. em função da diminuição drástica no crescimento da raiz, maior do que da parte aérea, principalmente em solo de mata. De um modo geral. o acúmulo de matéria seca foi maior em solo de mata comparado ao solo de cerrado, principalmente na parte aérea, provavelmente em funçào da maior riqueza em nutrientes no primeiro. A menor sobrevivência e a maior heterogeneidade dos dados das plântulas crescidas em solo de mata pode ser conseqüência da presença de muitos microrganismos, prejudiciais às espécies nativas dos cerrados, onde a matéria orgânica é escassa e possui menores níveis desses organismos.

Biografia do Autor

Regina Miyuki Sassaki, Instituto de Botânica de São Paulo

Seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Caixa Postal 4005, CEP 01061-970 São Paulo, SP. Bolsista CNPq. Parte da tese de doutorado de R.M.Sassaki.

Gil Martins Felippe, Instituto de Botânica de São Paulo

Seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Caixa Postal 4005, CEP 01061-970 São Paulo, SP. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos