A leitura catóptrica das bruxas: o gótico e o feminismo em "The Deluge at Nordeney" de Isak Dinesen
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2025.e100803Palabras clave:
Literatura escandinava, Isak Dinesen, Karen Blixen, feminismo, góticoResumen
Isak Dinesen, pseudônimo de Karen Blixen (1885-1962), está entre os principais escritores dinamarqueses do século XX. Seus pensamentos sobre “a questão da mulher” são originais e polêmicos, ora parecendo conservadores e androcêntricos, ora inovadores e feministas. Este artigo pretende apresentar essas ideias e pensar junto a elas através da análise da personagem Calypso da novela “The Deluge at Norderney”, publicada em 1934 no livro Seven Gothic Tales. O artigo também estabelecerá uma relação importante que se dá nessa personagem entre o feminismo e o movimento literário gótico. Dinesen escreve um pastiche de romances góticos para contar a história de Calypso, uma jovem que se liberta de um ambiente misógino para encontrar sua força de independência na sua feminilidade, recusando-se a virar um “homem castrado”. Este artigo verá como o gótico foi revolucionário em questões de gênero e sexualidade, portanto a escolha de Dinesen de se inspirar nesse movimento literário para tratar desses assuntos foi deveras apropriada.
Citas
BALDWIN BROWN, G. Introductory Essay. In: VASARI, Giorgio. Vasari on Technique. Londres: J. M. Dent & Company, 1907, p. 1-23.
BRANTLY, Susan C. Understanding Isak Dinesen. Columbia: University of South Carolina Press, 2002.
DINESEN, Isak. Seven Gothic Tales. Londres: Penguin Classics, 2002.
DINESEN, Isak. Daguerreotypes and Other Essays. Chicago: University of Chicago Press, 1979.
HAGGERTY, George E. Queer Gothic. In: BACKSCHEIDER, Paula R.; INGRASSIA, Catherine (org.). A Companion to the Eighteenth-Century English Novel and Culture. Oxford: Blackwell Publishing, 2005, p. 383-398.
HARDY AIKEN, Susan. Isak Dinesen and the Engendering of Narrative. Chicago: The University of Chicago Press, 1990.
HENRIKSEN, Aage. The Empty Space Between Art and the Church. Scandinavian Studies, v. 57, n. 4, p. 390-399, Outono, 1985. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40918575 Acesso em: 26 jun. 2024.
HORNER, Avril M.; ZLOSNIK, Susan H.. Gothic and the Comic Turn. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.
MARRANCA, Bonnie. Triptych: Isak Dinesen in Three Parts. Performing Arts Journal, v. 10, n. 2, p. 91-106, 1986.
PETROVA, Maria. A poética do romance gótico na coletânea Noites em uma granja perto de Dikanka de N. V. Gógol. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
PEVSNER, Nikolaus. An outline of European Architecture. Londres: Hazell, Watson & Viney Ltd., 1948.
SILVEIRA, Verônica da Costa. Os godos na Aquitânia e a queda do Império Romano Ocidental. Brathair: Grupo de Estudos Celtas e Germânicos, v. 15, n. 2, p. 83-114, 2015. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/view/1082 Acesso em: 26 jun. 2024.
STECHER-HANSEN, Marianne. Both Sacred and Secretly Gay: Isak Dinesen’s ‘The Blank Page’. Pacific Coast Philology, v. 29, n. 1, p. 3-13, 1994.
THURMAN, Judith. Isak Dinesen: The Life of a Storyteller. Nova Iorque: St. Martin’s Press, 1982.
VAN DE STADT, Janneke. Lost and Found in Translation: Dinesen, Andersen, and the Rhetoric of Virginity. Scandinavian Studies, v. 92, n. 2, p. 147-166, 2020.
WALLACE, Diana. ‘The Haunting Idea’: Female Gothic Metaphors and Feminist Theory. In: The Female Gothic: New Directions. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2009, p. 26-41.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sofia Osthoff Bediaga

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.