A poética dialógica da canção: uma reflexão conceitual a partir do referencial bakhtiniano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e100928

Palavras-chave:

Poética dialógica, Bakhtin, Metodologia Sociológica, Método Formalista

Resumo

A proposta deste artigo é discutir os conceitos de poética propostos pelos autores do Círculo de Bakhtin, sendo eles: a Metodologia Sociológica (Volóchinov, 2006), análise e crítica do Método Formal (Medviédev, 2012) e a poética dialógica (Bakhtin, 2015). A metodologia se constituirá da análise das diferenças e semelhanças entre os parâmetros que fundamentam o pensamento de cada teoria a respeito da poética e suas relações com as próprias cosmovisões e teorias filosóficas, por exemplo: a expressão gerada a partir da ideologia no caso do autor Volóchinov, o conceito de obra como dado exterior à consciência na visão formalista e analisada criticamente por Medviédev; e a poética na forma dialógica, aberta e participativa na visão de Bakhtin dada no exemplo do romance polifônico de Dostoiévski e aqui vislumbrado no campo musical, mais especificamente na canção. Como resultado parcial pretendemos demonstrar porque a visão bakhtiniana parece-nos mais completa no que diz respeito a uma teoria da poética dialógica, pautada no ato criativo como escolha e não à uma adequação estética pré-estabelecida, difundida nos meios de expressão através de uma complexa relação entre forças e tendo a performance como a corporificação deste processo criativo, bem como a percepção e a fruição atuando também no processo poético. Este último argumento parece ser o caminho mais produtivo para uma análise dos processos criativos da canção através da atividade poética de composições para violão e canto.

Biografia do Autor

Laís Domingues Fujiyama, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora de música, pesquisadora e violonista. Doutoranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de mato Grosso do Sul. Mestra em Música pela Universidade Federal de Goiás. Licenciada em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em música pela Universidade de São Paulo. Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela Universidade Estadual Paulista.

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Art and answerability: early philosophical essays. Edited by Michael Holquist and Vadim Liapunov; translated and notes by Vadim Liapunov; supplement translated by Kenneth Brostrom. Austin: University of Texas Press Slavic series, 1990.

BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da Poética em Dostoiévski. 5. ed. Trad. de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do Ato Responsável. Trad. de Luciano Ponzio. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BRAIGHT, Beth. Importância e necessidade da obra O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica, In: MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. Trad. de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012. p. 11-18.

COSTA, Nelson Barros da. A produção do discurso lítero-musical brasileiro. 2001. 486f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Doutorado em Linguística Aplicada, São Paulo, 2001. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19852. Acesso em: 9 ago. 2024.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. Trad. de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.

STAFUZZA, Grenissa B. O Círculo de Bakhtin (Volóchinov e Medviédev) no Brasil: episteme, autoria e tradução em perspectiva dialógica. Revista Heterotópica, v. 1, n. 1, p. 66-82, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/48519. Acesso em: 9 ago. 2024.

TATIT, Luiz. O Cancionista. 2.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec. 2006.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

FUJIYAMA, Laís Domingues; TEIXEIRA, William. A poética dialógica da canção: uma reflexão conceitual a partir do referencial bakhtiniano. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 01–10, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e100928. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/100928. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Manifestações da literatura no VI SIEL e XXIV Semana de Letras da UFMS