A poética dialógica da canção: uma reflexão conceitual a partir do referencial bakhtiniano
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e100928Palavras-chave:
Poética dialógica, Bakhtin, Metodologia Sociológica, Método FormalistaResumo
A proposta deste artigo é discutir os conceitos de poética propostos pelos autores do Círculo de Bakhtin, sendo eles: a Metodologia Sociológica (Volóchinov, 2006), análise e crítica do Método Formal (Medviédev, 2012) e a poética dialógica (Bakhtin, 2015). A metodologia se constituirá da análise das diferenças e semelhanças entre os parâmetros que fundamentam o pensamento de cada teoria a respeito da poética e suas relações com as próprias cosmovisões e teorias filosóficas, por exemplo: a expressão gerada a partir da ideologia no caso do autor Volóchinov, o conceito de obra como dado exterior à consciência na visão formalista e analisada criticamente por Medviédev; e a poética na forma dialógica, aberta e participativa na visão de Bakhtin dada no exemplo do romance polifônico de Dostoiévski e aqui vislumbrado no campo musical, mais especificamente na canção. Como resultado parcial pretendemos demonstrar porque a visão bakhtiniana parece-nos mais completa no que diz respeito a uma teoria da poética dialógica, pautada no ato criativo como escolha e não à uma adequação estética pré-estabelecida, difundida nos meios de expressão através de uma complexa relação entre forças e tendo a performance como a corporificação deste processo criativo, bem como a percepção e a fruição atuando também no processo poético. Este último argumento parece ser o caminho mais produtivo para uma análise dos processos criativos da canção através da atividade poética de composições para violão e canto.
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