Perspectivas críticas em Torto Arado
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2025.e101233Palabras clave:
teoria, crítica literária, Torto aradoResumen
O romance Torto arado, de Itamar Vieira Júnior, é abordado neste artigo com o objetivo de oferecer aos leitores uma perspectiva crítica em torno de dois pontos essenciais: seu campo simbólico e seu campo estrutural. Lançado em 2019, essa obra lança um olhar crítico sobre a formação de nosso país através de uma história ancestral carregada de apagamentos e silenciamentos. Mais do que isso, trata da luta da população quilombola e sua importância em nosso contexto histórico. A partir de direcionamentos analíticos, críticos, teóricos e históricos, procurou-se refletir e exemplificar como este romance pode ser lido em busca de abordagens literárias que entrelaçam as culturas, os deslocamentos e as subalternidades observadas na ancestralidade de um Brasil profundo. O foco foi, de forma introdutória e panorâmica, articular conceitos, empreender análises e pensar métodos que possam contribuir com a formação de leitores críticos da literatura brasileira contemporânea. Para isso, nos servimos de textos teóricos e críticos de René Wellek e Austin Warren (2003), Terry Eagleton (2019) e Affonso Romano Sant’anna (1979). As sugestões buscaram um caminho quase didático que pudesse oferecer ao leitor uma perspectiva clara da estrutura literária da obra. Chegou-se à conclusão que a consciência estrutural que articula imagens e as desdobra num conjunto imagético e estilístico caracteriza a própria estruturalidade do romance e garante sua qualidade literária.
Citas
EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Trad. de Denise Bottmann. Porto Alegre, RS: L&PM, 2019.
MAPA DE CONFLITOS. MA – Comunidade Quilombola de Alcântara continua luta contra o Centro de Lançamento e pelo seu direito de ficar na terra, s/d. Disponível em: https://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/ma-comunidade-quilombola-de-alcantara-continua-luta-contra-o-centro-de-lancamento-e-pelo-seu-direito-de-ficar-na-terra/. Acesso em: 04 abr. 2023.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Análise estrutural de romances brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1979.
VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.
WELLEK, René; WARREN, Austin. Teoria da Literatura e Metodologia dos Estudos Literários. Trad. de Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
WIKIPEDIA. Torto Arado, 2021, última edição em 2 out. 2024, às 15h40min. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Torto_Arado. Acesso em 01 dez. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Flaviano Maciel Vieira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.