A recepção de audiolivros infantis em que brinquedos personagens transformam a escuta em uma experiência imersiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2025.e104138

Palavras-chave:

audiolivro, literatura infantil, interação, materialidades, Tonies

Resumo

O som é frequentemente entendido como uma linguagem intangível, sendo associado à ideia de algo efêmero, semelhante a uma fumaça no universo do invisível (Wisnik, 1989). Nessa perspectiva, o audiolivro, enquanto manifestação material, é igualmente percebido como um formato que se concretiza pela propagação de ondas sonoras (Rubery, 2016). Com base nesse entendimento, este estudo propõe investigar os limites entre o som e suas materialidades, utilizando como objeto de análise os audiolivros infantis disponibilizados pelas Tonies, um sistema interativo de narração que funciona ao posicionar o brinquedo sobre o tocador de som. Ao transformar o audiolivro em uma experiência interativa, as Tonies proporcionam às crianças um contato literário que materializa o audiolivro por meio da interação entre o boneco e o dispositivo de som. Focando na construção material do audiolivro, este trabalho tem o objetivo de explorar a dimensão sensorial desse formato, identificando como essa experiência literária é capaz de ultrapassar os limites da escuta tradicional, ressignificando a relação com as narrativas a partir de sua materialidade. Para tanto, adotamos uma abordagem teórica que considera as materialidades presentes na literatura infantil e o seu potencial narrativo (Navas, 2022; Medeiros, 2022), buscando compreender de que maneira a interface entre os aspectos físicos e digitais influencia a recepção e interpretação dos audiolivros. O estudo almeja, assim, demonstrar como a interação direta com os bonecos promove uma nova forma de imersão estética no universo do audiolivro, destacando a relevância dos estudos sobre a materialidade literária na infância em diálogo com as novas tecnologias.

Biografia do Autor

Renan Luis Salermo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

graduado, mestre e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, realiza pós-doutorado na PUC-SP, pesquisando audiolivros e formação de leitores. Tem interesse no ensino de Língua Portuguesa, leitura e formação do leitor em diferentes materialidades.

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Letras pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Aveiro, ministra aulas na PUC-SP e na Fatec-SP. Bolsista de produtividade do CNPQ, lidera o grupo "Literatura Juvenil" e integra o GT da Anpoll sobre literatura infantil e juvenil. Coordena cursos de extensão sobre leitura e literatura, com foco em romance contemporâneo, literatura juvenil, inclusiva e educação.

Referências

CARDOSO, Leonardo Mendes. Amanda no País das Vitaminas. Narrado por Maria Claudia Franchi. São Paulo: Editora do Brasil, 2023. (audiolivro) Disponível em: https://www.audible.com.br/pd/Amanda-no-Pais-das-Vitaminas-Audiolivro/B0CMDDVTPZ. Acesso em: 18 maio 2025.

FREDERICO, Aline; CARDOSO, Elizabeth (org.) Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, 2024.

FREDERICO, Aline. Literatura infantil e juvenil digital: definições, conceitos e formatos. In: FREDERICO, Aline; CARDOSO, Elizabeth (orgs.). Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, 2024. p. 20-54

KNOBEL, Keila Baraldi. Audiolivro para a infância: possibilidade ou necessidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Livro para Infância: textos, imagens e materialidades) – A Casa Tombada/FACON, São Paulo, 2019. Disponível em: https://acasatombada.com.br/artigos-e-tccs/audiolivro-para-a-infancia-possibilidade-ou-necessidade/. Acesso em: 20 out. 2024.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história. Curitiba: PUCPress, 2017.

MARUCHEL, Humberto. No pé do ouvido: a revolução do audiolivro na era dos streams. Bravo!. São Paulo: Grupo Abril, 24 jun. 2024. Disponível em: https://bravo.abril.com.br/literatura/no-pe-do-ouvido-a-revolucao-do-audiolivro-na-era-dos-streams. Acesso em: 18 maio 2025.

MEDEIROS, Juliana Pádua Silva. Trouxe a chave? As materialidades do livro interativo analógico na literatura de infância, um convite a abrir as portas da percepção. 2022. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/5161bd5b-f562-4723-a438-ea7b9306cdff. Acesso em: 20 out. 2024.

NAVAS, Diana. Além das páginas: a materialidade do livro e seu potencial narrativo. In: PEREIRA, Maria Estelita; COSTA, Isabel; MADALENA, Eva (org.). Mix & Match – Hibridismo e Transmaterialidade. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2022. p. 99-114.

RAMOS, Anna Cláudia. Em algum lugar do mundo. Narrado por Julio Oliveira. São Paulo: Editora do Brasil, 2023. (audiolivro) Disponível em: https://www.audible.com.br/pd/Em-algum-lugar-do-mundo-Audiolivro/B0CSFWGYY7. Acesso em: 18 maio 2025.

RUBERY, Matthew. The Untold Story of the Talking Book. Massachusetts: Harvard University Press, 2016.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes de linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.

TONIES US. Tonies® – Screen-Free Audio Player for Kids. Disponível em: https://us.tonies.com/. Acesso em: 10 maio 2025.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu, 2018.

ZIRALDO. O Menino da Lua. Narrado por Ziraldo. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2017. (audiolivro) Disponível em: https://www.audible.com.br/pd/O-Menino-da-Lua-Audiolivro/B0BT8BKQ57. Acesso em: 18 maio 2025.

Downloads

Publicado

14.08.2025

Como Citar

SALERMO, Renan Luis; NAVAS, Diana. A recepção de audiolivros infantis em que brinquedos personagens transformam a escuta em uma experiência imersiva. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 30, p. 01–17, 2025. DOI: 10.5007/2175-7917.2025.e104138. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/104138. Acesso em: 21 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos