A recepção de audiolivros infantis em que brinquedos personagens transformam a escuta em uma experiência imersiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2025.e104138Palavras-chave:
audiolivro, literatura infantil, interação, materialidades, ToniesResumo
O som é frequentemente entendido como uma linguagem intangível, sendo associado à ideia de algo efêmero, semelhante a uma fumaça no universo do invisível (Wisnik, 1989). Nessa perspectiva, o audiolivro, enquanto manifestação material, é igualmente percebido como um formato que se concretiza pela propagação de ondas sonoras (Rubery, 2016). Com base nesse entendimento, este estudo propõe investigar os limites entre o som e suas materialidades, utilizando como objeto de análise os audiolivros infantis disponibilizados pelas Tonies, um sistema interativo de narração que funciona ao posicionar o brinquedo sobre o tocador de som. Ao transformar o audiolivro em uma experiência interativa, as Tonies proporcionam às crianças um contato literário que materializa o audiolivro por meio da interação entre o boneco e o dispositivo de som. Focando na construção material do audiolivro, este trabalho tem o objetivo de explorar a dimensão sensorial desse formato, identificando como essa experiência literária é capaz de ultrapassar os limites da escuta tradicional, ressignificando a relação com as narrativas a partir de sua materialidade. Para tanto, adotamos uma abordagem teórica que considera as materialidades presentes na literatura infantil e o seu potencial narrativo (Navas, 2022; Medeiros, 2022), buscando compreender de que maneira a interface entre os aspectos físicos e digitais influencia a recepção e interpretação dos audiolivros. O estudo almeja, assim, demonstrar como a interação direta com os bonecos promove uma nova forma de imersão estética no universo do audiolivro, destacando a relevância dos estudos sobre a materialidade literária na infância em diálogo com as novas tecnologias.
Referências
CARDOSO, Leonardo Mendes. Amanda no País das Vitaminas. Narrado por Maria Claudia Franchi. São Paulo: Editora do Brasil, 2023. (audiolivro) Disponível em: https://www.audible.com.br/pd/Amanda-no-Pais-das-Vitaminas-Audiolivro/B0CMDDVTPZ. Acesso em: 18 maio 2025.
FREDERICO, Aline; CARDOSO, Elizabeth (org.) Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, 2024.
FREDERICO, Aline. Literatura infantil e juvenil digital: definições, conceitos e formatos. In: FREDERICO, Aline; CARDOSO, Elizabeth (orgs.). Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, 2024. p. 20-54
KNOBEL, Keila Baraldi. Audiolivro para a infância: possibilidade ou necessidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Livro para Infância: textos, imagens e materialidades) – A Casa Tombada/FACON, São Paulo, 2019. Disponível em: https://acasatombada.com.br/artigos-e-tccs/audiolivro-para-a-infancia-possibilidade-ou-necessidade/. Acesso em: 20 out. 2024.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história. Curitiba: PUCPress, 2017.
MARUCHEL, Humberto. No pé do ouvido: a revolução do audiolivro na era dos streams. Bravo!. São Paulo: Grupo Abril, 24 jun. 2024. Disponível em: https://bravo.abril.com.br/literatura/no-pe-do-ouvido-a-revolucao-do-audiolivro-na-era-dos-streams. Acesso em: 18 maio 2025.
MEDEIROS, Juliana Pádua Silva. Trouxe a chave? As materialidades do livro interativo analógico na literatura de infância, um convite a abrir as portas da percepção. 2022. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/5161bd5b-f562-4723-a438-ea7b9306cdff. Acesso em: 20 out. 2024.
NAVAS, Diana. Além das páginas: a materialidade do livro e seu potencial narrativo. In: PEREIRA, Maria Estelita; COSTA, Isabel; MADALENA, Eva (org.). Mix & Match – Hibridismo e Transmaterialidade. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2022. p. 99-114.
RAMOS, Anna Cláudia. Em algum lugar do mundo. Narrado por Julio Oliveira. São Paulo: Editora do Brasil, 2023. (audiolivro) Disponível em: https://www.audible.com.br/pd/Em-algum-lugar-do-mundo-Audiolivro/B0CSFWGYY7. Acesso em: 18 maio 2025.
RUBERY, Matthew. The Untold Story of the Talking Book. Massachusetts: Harvard University Press, 2016.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes de linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
TONIES US. Tonies® – Screen-Free Audio Player for Kids. Disponível em: https://us.tonies.com/. Acesso em: 10 maio 2025.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu, 2018.
ZIRALDO. O Menino da Lua. Narrado por Ziraldo. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2017. (audiolivro) Disponível em: https://www.audible.com.br/pd/O-Menino-da-Lua-Audiolivro/B0BT8BKQ57. Acesso em: 18 maio 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renan Luis Salermo, Diana Navas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. 
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.