Origem

Autores

  • Artur de Vargas Giorgi UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2011v16n1p186

Resumo

Este ensaio tensiona o conceito “origem”, sua manifestação através de enigmas e sua relação com as técnicas de reprodução. Contrariamente à crítica hegemônica dos objetos estéticos e culturais – crítica que, pautada na aparência e em noções de identidade, tradição, cânone, etc., desvaloriza as reproduções dos “originais” –, o intuito é liberar tais objetos dos dispositivos de hierarquização formal, isto é, liberá-los do que se impõe ideal e positivamente, para que em cada ocorrência a reprodutibilidade seja potencializada como produtora de singularidades, de aparições. O esforço é o de manter a indecidibilidade dos enigmas (corpos, textos, imagens) em que a origem se manifesta, para que a lógica do espetáculo seja revertida em abertura de sentido, instância em que a estética se torna um fazer diante da complexidade contemporânea. Com a reprodutibilidade, uma origem sobrevive em cada um que passa: continuamente restaurada, mas incompleta, ela é passagem, presente em vestígio, em ausência.

 

 

Biografia do Autor

Artur de Vargas Giorgi, UFSC

Artur de Vargas Giorgi é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UNAERP-SP) e licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (UFSC). Faz mestrado em Teoria Literária (UFSC), com pesquisa a partir de relações entre reprodutibilidade técnica e modernidade brasileira. Bolsista do CNPq. O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Brasil.

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Publicado

2011-02-23

Como Citar

GIORGI, Artur de Vargas. Origem. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 186–206, 2011. DOI: 10.5007/2175-7917.2011v16n1p186. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2011v16n1p186. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

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