Cinema com Nancy

Autores

  • Artur de Vargas Giorgi UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2010v15n1p269

Resumo

Este trabalho parte do pensamento de Jean-Luc Nancy para armar um contato com o poema “Cinema”, de Guilherme de Almeida (publicado em 1925, no livro Encantamento), e, de maneira mais ampla, com a própria técnica cinematográfica. Tal contato se desdobra ou passa inevitavelmente por dois outros: o cinema com a modernidade, o cinema com a guerra. Nesse sentido, a partir de “Cinema”, a técnica cinematográfica, a modernidade brasileira dos anos 20 e a técnica belicista são vistas em alguns pontos de maior proximidade e mesmo de indissociação, mas também em oportunidades de distanciamento e recusa, em que experiências singulares tornam-se capazes de desfazer o consenso e de desarmar a guerra, de modo que o fechamento dos sentidos e o risco de extermínio se transformem em abertura e risco de vida, isto é, se transformem na vida que é colocada em jogo, sempre e novamente, por amor e combate, exposta em cada singularidade, em sua existência.

Biografia do Autor

Artur de Vargas Giorgi, UFSC

Artur de Vargas Giorgi é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UNAERP-SP) e licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (UFSC). Faz mestrado em Teoria Literária (UFSC), com pesquisa a partir de relações entre reprodutibilidade técnica e modernidade brasileira. Bolsista do CNPq. O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Brasil.

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Publicado

2010-07-06

Como Citar

GIORGI, Artur de Vargas. Cinema com Nancy. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 269–294, 2010. DOI: 10.5007/2175-7917.2010v15n1p269. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2010v15n1p269. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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