A Literatura no Ensino Fundamental: Leitura e Recepção
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2010v15n2p184Resumo
Na escola de ensino fundamental a presença da literatura clássica faz-se necessária para dotar o aluno de leituras que substanciem e descortinem as váriadas possiblidades de apreensão da cultura socialmente acumulada pela humanidade desde o advento da escrita, bem como, faz-se necessário que o desenvolvimento de um bom leitor ocorra. Para isso, ler os clássicos pode constituir-se em um argumento fortíssimo quando se pensa na intertextualidade e na fortuna crítica da Literatura enquanto objeto primaz de manifestação cultural. Pensando nisso, o artigo traz contibuições para se pensar um projeto que vise na educação básica o desenvolvimento da criança leitora, a partir das obras de ficção de literatura infanto-juvenil e a narrativa intertextual, considerando os mitos, lendas, contos, crônicas e fábulas até chegar nos romances.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.