A Literatura no Ensino Fundamental: Leitura e Recepção

Autores

  • Luciene Fontão UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2010v15n2p184

Palavras-chave:

Literatura, Criança, Leitura, Literatura infanto-juvenil

Resumo

Na escola de ensino fundamental a presença da literatura  clássica faz-se  necessária para dotar o aluno de leituras que substanciem e descortinem as váriadas possiblidades de apreensão da cultura socialmente acumulada pela humanidade desde o advento da escrita, bem como, faz-se necessário que o desenvolvimento de um bom leitor ocorra. Para isso, ler os clássicos pode constituir-se em um argumento fortíssimo quando se pensa na intertextualidade e na fortuna crítica da Literatura enquanto objeto primaz de manifestação cultural.  Pensando nisso, o artigo traz contibuições para se pensar um projeto que vise na educação básica o desenvolvimento da criança leitora, a partir das obras de ficção de literatura infanto-juvenil e a narrativa intertextual, considerando os mitos, lendas, contos, crônicas e fábulas até chegar nos romances.

Biografia do Autor

Luciene Fontão, UFSC

Luciene Fontão o que o nasceu em 28/01/1968,natural de Florianópolis/SC. professora e poetisa. Formada em Letras pela UFSC, Mestre em Linguística Aplicada e Doutoranda em Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2010-11-29

Como Citar

FONTÃO, L. A Literatura no Ensino Fundamental: Leitura e Recepção. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 184-198, 2010. DOI: 10.5007/2175-7917.2010v15n2p184. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2010v15n2p184. Acesso em: 22 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos