O global e o insular: a dimensão do espaço em Sardinia Blues
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2010v15n2p199Resumo
Este trabalho se propõe a analisar o romance Sardinia Blues, de Flavio Soriga (Bompiani,2008), a partir do foco no espaço, perspectiva esta que se justifica pela centralidade da dimensão espacial na obra desde o próprio título. A Sardenha do romance apresenta-se não apenas como cenário, mas como fio condutor e articulador de temáticas que dizem respeito à própria condição identitária e existencial dos personagens. As relações com o espaço regional sardo, percebido como folclorizado e estereotipado, e as relações com o espaço global, ao mesmo tempo fonte de medo e desejo, são problematizadas durante as longas horas de ócio de três jovens, que se autodenominam "piratas" da ilha. Pretendemos evidenciar os conflitos dessa condição insular marginal, mas fortemente contaminada por um inevitável processo de mudança, que se configura no texto fragmentado de Soriga, repleto de citações musicais e híbrido de várias línguas, tanto inovador quanto nostálgico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.