Hamlet no cinema: as adaptações fílmicas de Laurence Olivier (1948) e Franco Zeffirelli (1990)

Rogério Tomaz

Resumo


As inter-relações entre as artes traduzem-se numa discussão bastante recente. Um dos elementos que compõem esse quadro é a tradução intersemiótica que consiste na relação entre sistemas signícos. Este artigo propõe a análise da abordagem intersemiótica na adaptação da peça de teatro Hamlet, Príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare para o cinema nos filmes de Laurence Olivier e Franco Zeffirelli.


Palavras-chave


Dramaturgia; William Shakespeare; Hamlet; Cinema

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7917.2011v16n2p69

Direitos autorais 2011 Rogério Tomaz

Rev. Anu. Lit. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil. ISSNe 2175-7917

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.