Alice e Alice

Autores

  • Maria Augusta Vilalba Nunes Universidade Federal de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n1p48

Resumo

Duas Alices. Uma segue um coelho e cai em um buraco que parece não ter fim, entra em um mundo outro, fora de controle, fora de contexto, um mundo nunca visto igual. A outra não cai em lugar algum, ela apenas existe no mundo. Neste mundo. Mundo sob controle? Dentro do contexto? Aparentemente sim. Mas Alice tem apenas dez anos, o que ela saberia do controle e do contexto do mundo, além da referência daqueles que mais velhos e supostamente mais sábios dão a ela? Mas para os adultos que a circundam o mundo não está sob controle, suas próprias vidas não estão. Alice, muito longe de ser ingênua sabe disso, e assim, seu mundo se torna confuso, ou melhor, é tornado confuso pela complexidade das relações dos adultos a que ela deve se submeter. As Alices com seus pequenos corpos imersos nestes mundos descontrolados, transformam sua situação problemática em situação lúdica, em jogo, em brincadeira, com a facilidade de fazer esse tipo de reversão que só as crianças e os ditos loucos têm. Assim, Alice e Alice faz uma intercessão entre essas duas personagens de mundos distantes, mas ao mesmo tempo próximos. Uma Alice literatura, a outra cinema. Uma Lewis Carroll, a outra Wim Wenders. Este ensaio investiga a relação tanto no que diz respeito às aproximações quanto às discrepâncias entre as duas formas de linguagem, mas principalmente, e também a relação entre o estado das duas meninas. Partindo do pensamento de Deleuze sobre a reversão do pensamento cartesiano feito através da análise do livro de Carroll, se estará refletindo sobre as situações vividas pela Alice de Wenders e considerando a possibilidade de que também a vida real pode ser repleta de paradoxos, jogos e situações que escapam à lógica.

 

Biografia do Autor

Maria Augusta Vilalba Nunes, Universidade Federal de Santa catarina

Pós-graduação em Literatura, nível doutorado em curso. Currículo do sistema Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258858Z9

Downloads

Publicado

2012-05-23

Como Citar

VILALBA NUNES, Maria Augusta. Alice e Alice. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 48–58, 2012. DOI: 10.5007/2175-7917.2012v17n1p48. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n1p48. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Literatura e Cinema