O livro e a leitura no espaço da performance: o caso de "O Clube de Leitura" de Jane Austen

Autores

  • Carmen Irene Correa de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Leila Beatriz Ribeiro UNIRIO
  • Valéria Cristina Lopes Wilke Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n1p59

Palavras-chave:

Livro, Leitura, Performance, Texto fílmico, Clube de leitura

Resumo

Propomos discutir o papel das narrativas fílmicas tendo o livro como objeto de representação no contexto do imaginário das formas e dos tipos de conhecimento, dos modos de organização da leitura e de suas práticas. Finalmente, temos a perspectiva dialógica das obras, seu tempo, os sujeitos leitores e seu contexto. Para tal empreendimento, trazemos o texto fílmico O clube de leitura Jane Austen (The Jane Austen Book Club, 2007), baseado em um livro (The Jane Austen book club, de Karen Joy Fowler) que tem como foco dramas pessoais e íntimos de pessoas que nos diferentes momentos de compartilhamento, que se desenrolam por seis meses, apresentam vivências individuais que se misturam às tramas das personagens dos livros da autora inglesa. Destacamos, no filme, livro e leitura como elementos narrativos, personagens cúmplices dos pequenos dramas vividos. Em O Clube de Leitura de Jane Austen, efetuamos uma extrapolação ao colocarmos os dois momentos – o de performance e o de leitura – nas práticas desenvolvidas pelos participantes do clube. Eles encontram a obra de Austen na leitura individual e na performance que coloca a todos em um espaço sempre de ação e transformação. Entendemos, enfim, que a leitura individual e os encontros do clube possibilitam pensar na recepção (leitura individual) e performance (leitura/análise coletiva) em uma conjugação que permite a reatualização constante da obra, no caso de Jane Austen.

Biografia do Autor

Carmen Irene Correa de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunda do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Mestre em Memória Social e Doutora em Ciência da Informação.

Leila Beatriz Ribeiro, UNIRIO

Dra. em Ciência da Informação - UFRJ/IBICT

Professora Adjunta IV, Departamento de Processos Técnico-Documentais, Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Valéria Cristina Lopes Wilke, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunda do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e Doutora em Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2012-05-23

Como Citar

OLIVEIRA, C. I. C. de; RIBEIRO, L. B.; WILKE, V. C. L. O livro e a leitura no espaço da performance: o caso de "O Clube de Leitura" de Jane Austen. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 59-76, 2012. DOI: 10.5007/2175-7917.2012v17n1p59. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n1p59. Acesso em: 2 dez. 2020.

Edição

Seção

Seção Temática: Literatura e Cinema