Curadoria e livro de artista: caminhos para uma leitura de Valêncio Xavier

Autores

  • Edma Cristina Alencar de Gois Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p65

Resumo

O ready-made, para Marcel Duchamp, refere-se a um objeto usual promovido a objeto de arte pela escolha deliberada do artista. O conceito, trabalhado pelo artista em texto de 1961, espera, mais que descrever um objeto, sugerir ao espectador uma experiência cerebral diante do artefato artístico. Em Minha mãe morrendo e o menino mentido (2001) vários signos de diferentes campos (tais como literatura, artes visuais, publicidade e jornalismo) circulam e são articulados a partir de um princípio de montagem, o que favorece a leitura da obra como um livro de artista, sendo o próprio autor, o curador da obra. A ideia de ready-made em consonância com a negação das formas puras pela modernidade e os limites entre as linguagens convergem na análise do livro de Valêncio Xavier (1933-2008). Neste artigo analisamos as aproximações e os distanciamentos entre imagem e texto na referida obra. Para tanto, os trabalhos de Dias (2014, 2006), Gandier (2013), Garramuño (2014) e Silveira (2008) ajudam a pensar a obra analisada a partir dos conceitos de curadoria e livro de artista, formato em que diversos campos artísticos, para além do literário, são mobilizados na produção literária contemporânea.

Biografia do Autor

Edma Cristina Alencar de Gois, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (2013), com período sanduíche na Universidade do Minho (Portugal), mestre em Literatura pela UnB (2007) e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (2001) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como professora no Departamento de Línguas e Literatura da Universidade Regional do Cariri (URCA) de 2015 a 2017 e no curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro, de 2012 a 2015. Atualmente, é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua produção recente se relaciona com narrativas brasileiras contemporâneas, literatura comparada e estudos interartes, tendo como foco os problemas associados à representação e à forma nas concepções contemporâneas de arte e ênfase no romance do século XXI. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (Gelbc/UnB), Leituras Contemporâneas- Narrativas do século XXI (UFBA) e do Grupo de Investigação em Género, Artes e Estudos Pós-Coloniais da Universidade do Minho.

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

GOIS, Edma Cristina Alencar de. Curadoria e livro de artista: caminhos para uma leitura de Valêncio Xavier. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 65–75, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p65. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p65. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes