Curadoria e livro de artista: caminhos para uma leitura de Valêncio Xavier
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p65Resumen
O ready-made, para Marcel Duchamp, refere-se a um objeto usual promovido a objeto de arte pela escolha deliberada do artista. O conceito, trabalhado pelo artista em texto de 1961, espera, mais que descrever um objeto, sugerir ao espectador uma experiência cerebral diante do artefato artístico. Em Minha mãe morrendo e o menino mentido (2001) vários signos de diferentes campos (tais como literatura, artes visuais, publicidade e jornalismo) circulam e são articulados a partir de um princípio de montagem, o que favorece a leitura da obra como um livro de artista, sendo o próprio autor, o curador da obra. A ideia de ready-made em consonância com a negação das formas puras pela modernidade e os limites entre as linguagens convergem na análise do livro de Valêncio Xavier (1933-2008). Neste artigo analisamos as aproximações e os distanciamentos entre imagem e texto na referida obra. Para tanto, os trabalhos de Dias (2014, 2006), Gandier (2013), Garramuño (2014) e Silveira (2008) ajudam a pensar a obra analisada a partir dos conceitos de curadoria e livro de artista, formato em que diversos campos artísticos, para além do literário, são mobilizados na produção literária contemporânea.Descargas
Publicado
2018-04-11
Cómo citar
GOIS, Edma Cristina Alencar de. Curadoria e livro de artista: caminhos para uma leitura de Valêncio Xavier. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 65–75, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p65. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p65. Acesso em: 27 nov. 2024.
Número
Sección
Pesquisadores docentes
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