Morrer de pé para não viver de joelhos: o suicídio de Bertoleza em <i>O cortiço</i>, de Aluísio Azevedo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2019v24n1p149Resumo
O presente artigo pretende analisar o suicídio de Bertoleza, constante no livro O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo. Nosso objetivo é mostrar que a autoimolação da personagem em questão, longe de ser um ato extravagante e puramente ficcional dentro da narrativa tradicional brasileira, conjuga-se com as formas de resistência e insubmissão encontradas pelos negros e negras na sociedade brasileira antes da Abolição. Nossa metodologia consistirá, portanto, em utilizar a pesquisa histórica sobre as situações, motivações e crenças que levavam amiúde escravos e escravas em nossas terras a porem fim às próprias vidas para situar com maior clareza a configuração literária que essa prática adquire no livro O cortiço em relação à morte de Bertoleza. Para tanto, utilizamos como referencial teórico as pesquisas históricas de Ferreira (2009) e Mott (1991) sobre o suicídio de escravos e a mulher na luta contra a escravidão, respectivamente, análises psicológicas de Fanon (2008) sobre o racismo e as reflexões contidas no clássico O deus selvagem, de Alvarez (1999), sobre as relações entre a literatura e o suicídio; junto às observações pertinentes de Antonio Candido sobre João Romão e Bertoleza em seu ensaio “De cortiço a cortiço”, presentes no livro O discurso e a cidade (2015).
Referências
ALVAREZ, Alfred. O deus selvagem: um estudo do suicídio. Tradução Sônia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: Editora Escala, 2005.
CANDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2015. p. 107-132.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato de Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERREIRA, Jackson. Desta para melhor: o suicídio de escravos como uma tentativa de voltar para casa. In: FIGUEIREDO, Luciano (Org.). A era da escravidão. Rio de Janeiro: Sabin, 2009. p. 13-19.
MOTT, Maria Lucia de Barros. A mulher na luta contra a escravidão. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.