Leitura e análise semiótica do poema/canção "Eu-Mulher": a poesia em canto e dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2019v24n1p33

Resumo

O discurso literário do feminismo negro, sendo um discurso constituinte, na acepção de Maingueneau (2014), tem atuado em muitas frentes na sociedade brasileira, especialmente em relação ao empoderamento da mulher e ao enfrentamento das relações desiguais de gênero, de classe e de raça, como é o caso da obra da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, cujos poemas têm servido especialmente para celebrar a fortaleza feminina em sintonia com os seus atributos sagrados. Neste artigo, apresentamos nossa análise e nosso discurso de compreensão do poema “Eu-Mulher” em sua relação com o feminino sagrado e com o feminismo negro. Nossa análise semiótica parte, à luz dos estudos de Tatit (2002), da recriação musical e da dança feitas para esse poema, pelo compositor Renato Gama e pela dançarina Malu Avelar, junto ao espetáculo musical Canto de vida e obra: Conceição Evaristo, em que buscamos investigar a sua potencialidade comunicativa em coerência com os sentidos do poema.

Biografia do Autor

Jaquelânia Aristides Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Letras, e professora de Literatura do curso Letras, do Mestrado Interdisciplinas em História e Letras e do PROFLETRAS da UECE

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira

Referências

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Publicado

2019-08-26

Como Citar

PEREIRA, Jaquelânia Aristides; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. Leitura e análise semiótica do poema/canção "Eu-Mulher": a poesia em canto e dança. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 33–51, 2019. DOI: 10.5007/2175-7917.2019v24n1p33. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2019v24n1p33. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Representações afro-brasileiras: uma homenagem a Conceição Evaristo