Leitura e análise semiótica do poema/canção "Eu-Mulher": a poesia em canto e dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2019v24n1p33

Resumo

O discurso literário do feminismo negro, sendo um discurso constituinte, na acepção de Maingueneau (2014), tem atuado em muitas frentes na sociedade brasileira, especialmente em relação ao empoderamento da mulher e ao enfrentamento das relações desiguais de gênero, de classe e de raça, como é o caso da obra da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, cujos poemas têm servido especialmente para celebrar a fortaleza feminina em sintonia com os seus atributos sagrados. Neste artigo, apresentamos nossa análise e nosso discurso de compreensão do poema “Eu-Mulher” em sua relação com o feminino sagrado e com o feminismo negro. Nossa análise semiótica parte, à luz dos estudos de Tatit (2002), da recriação musical e da dança feitas para esse poema, pelo compositor Renato Gama e pela dançarina Malu Avelar, junto ao espetáculo musical Canto de vida e obra: Conceição Evaristo, em que buscamos investigar a sua potencialidade comunicativa em coerência com os sentidos do poema.

Biografia do Autor

Jaquelânia Aristides Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Letras, e professora de Literatura do curso Letras, do Mestrado Interdisciplinas em História e Letras e do PROFLETRAS da UECE

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira

Referências

AYEKO, Jane. Sarah Baartman: exploração, racismo e miséria. Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/sarah-baartman-explora%C3%A7%C3%A3o-racismo-e-mis%C3%A9ria/a-42596329. Acesso em: 23 nov. 2018.

BORDIEU, Pierre. A dominação masculina: a condição feminina e a violência simbólica. Tradução de Maria Helena Kühner. 5. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2017.

BOSI, Alfredo. A interpretação da obra literária. In: BOSI, Alfredo. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Livraria Duas Cidades: Editora 34, 2003.

CAMPBELL, Joseph. Deusas: os mistérios do divino feminino. Editado por Safron Rossi. Tradução de Tônia Van Acker. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 2018.

CAMPBELL, Joseph et al. Todos os Nomes da Deusa. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1998.

COELHO, Marcio Luiz Gusmão. O arranjo como elemento orgânico ligado à canção popular brasileira: uma proposta de análise semiótica. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo. 2007.

COLASANTI, Marina. Fragatas para terras distantes. Rio de Janeiro: Record, 2004.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2017.

FAUR, Mirella. Círculos sagrados para mulheres contemporâneas. Práticas, rituais e cerimônias para o resgate da sabedoria ancestral e a espiritualidade Feminina. São Paulo: Editora pensamento: Cultrix, 2011.

KOSS, Monika von. Rubra força: fluxos do poder feminino. São Paulo: Escrituras editora, 2004. (Coleção Ensaios Transversais).

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. Tradução de Adail Sobral. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

OLIVEIRA, Rosalira. Em nome da Mãe: o arquétipo da Deusa e sua manifestação nos dias atuais. Revista Arthemis, João Pessoa, n. 3, p. 1-16, dez. 2005. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/2200. Acesso em: 20 out. 2018.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SANTOS, Fabrício R. A grande árvore genealógica humana. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 21, n. 1 e 2, p. 88-113, jan./dez. 2014. Disponível em: https://www.ufmg.br/revistaufmg/downloads/21/05_pag88a113_fabriciosantos_agrandearvore.pdf. Acesso em: 22 out. 2018.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: USP, 2002.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

PEREIRA, Jaquelânia Aristides; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. Leitura e análise semiótica do poema/canção "Eu-Mulher": a poesia em canto e dança. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 33–51, 2019. DOI: 10.5007/2175-7917.2019v24n1p33. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2019v24n1p33. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Representações afro-brasileiras: uma homenagem a Conceição Evaristo