Literatura e políticas educacionais: uma abordagem social a partir do conto "Caminhão de Arroz" de Bernardo Élis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2019v24n2p177

Resumo

O objetivo deste trabalho é perceber no conto Caminhão de Arroz, publicado em 1962, na coletânea de contos Ermos e Gerais, de Bernardo Élis, escritor renomado de Goiás, possibilidades de letramento literário que pode propiciar ao leitor uma reflexão epistemológica sobre si e sobre o meio social. Além disso, demonstrar a necessidade de pensar sobre o ensino de literatura no sistema educacional atual, uma vez que a literatura deve ser voltada para o processo de humanização do ser humano (CÂNDIDO, 1995). A análise se refere especificamente a um estudo sociológico confrontada com objeto da pesquisa: o conto. A narrativa envolve uma personagem que busca na cidade de Anápolis-GO a irmã desparecida. Ela é uma sertaneja e em sua primeira aparição está na carroceria de um caminhão com uma carga de arroz, as pessoas da cidade confundem a protagonista com uma das sacas e totalmente desajeitada desembarca procurando informação a respeito de sua parente que não vê por muito tempo. Há em sua busca frustrada o sofrimento com zombarias e desprezo das pessoas da cidade e, ainda, a personagem sente tristeza e amargura por se ver em um enorme espelho e não conseguir se reconhecer nele. A trama aponta uma reflexão em relação ao confronto meio rural e cidade e a à disparidade social marcante da história de Goiás, configurada pela forma de menosprezo de como se dão as relações entre os citadinos e os ‘roceiros’. Por fim, a obra assume um caráter universal dada a angústia social da personagem que acaba por representar o ser humano de uma forma geral. Tais observações são pressupostos para a contextualização do ensino de literatura na atualidade.

Biografia do Autor

José Elias Pinheiro Neto, Universidade Estadual de Goiás

Doutor pela Universidade de São Paulo, professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade / Universidade Estadual de Goiás / Câmpus Cora Coralina. Integrante do Grupo de pesquisa: Geografia, Literatura e Arte, regularmente cadastrado no CNPq, e dos Grupos de Estudos: Imaginário, Paisagem e Transculturalidade (GEIPaT), com sede na Universidade Federal de Goiás (IESA) e do Espaço, Sujeito e Existência, Dona Alzira, com sede na Universidade Federal de Goiás (LABOTER / IESA).

Antonio Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação, Linguagens e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (2019). Professor contratado da Universidade Estadual de Goiás, professor concursado da Prefeitura Municipal de Guaraíta, Leciona disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: tragédia, conflito interior, existência humana, literatura fantástica, metaficção historiográfica, educação.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

PINHEIRO NETO, José Elias; OLIVEIRA, Antonio. Literatura e políticas educacionais: uma abordagem social a partir do conto "Caminhão de Arroz" de Bernardo Élis. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 177–189, 2019. DOI: 10.5007/2175-7917.2019v24n2p177. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2019v24n2p177. Acesso em: 21 nov. 2024.

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