O leitor coautor em "Augusta" e "Um conto límpido e obscuro", de Sérgio Sant’Anna
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e92534Palavras-chave:
Metaficção, Leitor, CoautoriaResumo
Apresenta-se uma leitura dos contos “Augusta” e “Um conto límpido e obscuro”, do livro Anjo noturno (2017), a partir da função de coautoria assumida pelo leitor na escrita metaficcional. O objetivo é compreender que o leitor, quando provocado, contribui para o abandono da ideia de que o texto é único, uma vez que este exige um posicionamento dele em relação a sua participação ativa na elaboração de sentido da narrativa. Marcada por inovações visíveis, tanto nas experimentações formais quanto nas temáticas, as obras de caráter metaficcional causam no leitor um estranhamento, abalando suas expectativas e solicitando-lhe comportamentos interpretativos de natureza crítica, mais do que um consumo meramente ingênuo e passivo dos textos. É visível, na narrativa de cunho metaficcional, que o leitor tire suas próprias conclusões. Nos contos, Sérgio Sant’Anna aponta elementos que exigem a contrapartida do leitor como coautor e, ao mesmo tempo, crítico da/na construção dos sentidos do enredo. Para tanto, o estudo bibliográfico vale-se das reflexões de Hans Robert Jauss (1979) e Wolfgang Iser (1996), para a análise, apresenta-se as autoras Linda Hutcheon (1984) e Patrícia Waugh (1985) como principais embasamentos teóricos.
Referências
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. De J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.
CERVANTES, Miguel. O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha. Trad. de Eugênio Amado. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; Brasília: INL, 1984.
PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. São Paulo: Ática, 2005.
HOISEL, Evelina. Teoria, crítica e criação literária: o escritor e seus múltiplos. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2019.
HUTCHEON, Linda. Narcissistic narrative: the metaficcional paradox. New York; London: Methuen, 1984.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. de Johannes Kreschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996.
JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa. A Literatura e o leitor: textos de estéticas da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 43-61.
SANT'ANNA, Sérgio. Anjo noturno: narrativas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
WAUGH, Patricia. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London; New York: Routledge, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karla Nunes de Souza, José Elias Pinheiro Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.