Cadernos Negros: escrita de combate ao racismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2020v25n2p187Resumo
O presente artigo tem como propósito pensar o trabalho com o gênero textual conto afro-brasileiro através da obra Cadernos Negros (CN), nas aulas de Língua Portuguesa. A ausência de um trabalho de leitura com a Literatura Afro-brasileira, contraria a Lei 11.645/08, que obriga as Instituições Escolares a inserirem em seus currículos a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A inserção da coletânea CN nas salas de aula, principalmente no Ensino Fundamental, séries finais, possibilitará aos educandos o conhecimento sobre alguns intelectuais afro-brasileiros e suas produções, o estímulo à leitura de contos nos CN e a discussão das temáticas presentes na Literatura Afro-brasileira. Estes contos abordam questões sobre moradia, infância, abandono, preconceito, manifestações culturais, gravidez na adolescência dentre outros temas muito comuns atualmente. Espera-se com a leitura da obra oportunizar discussões mais efetivas sobre racismo e sobre relações etnicorraciais nas salas de aula uma vez que urge a necessidade de ajustarmos nossos currículos escolares às diversas esferas da sociedade.
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