O processo criativo de Erico Verissimo: apontamentos em sua escrita memorialística

Autores

  • Roselene Berbigeier Feil UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n1p241

Resumo

Objetiva-se neste trabalho apresentar algumas considerações sobre o processo criativo de Erico Verissimo, algo bastante significativo em sua produção qualificada como “escrita de si”, com foco especial em suas obras – Solo de Clarineta vol. I (1995) e Gato Preto em Campo de Neve (1996). Tal iniciativa justifica-se, pois, ainda que Verissimo não tenha, declaradamente, desejado fazer de sua escrita memorialística e de seus relatos de viagem uma explicação técnica acerca do seu modus operandi, tornando, portanto, parte de sua obra uma metaliteratura, é impossível, através da leitura imanente dos textos apontados anteriormente, desvincular um propósito do outro. Para ressaltar esse vínculo, será estabelecido um diálogo entre o corpus escolhido e A Filosofia da Composição (1845) de Edgar Allan Poe, Pós-escrito a O nome da rosa (1985) de Umberto Eco e o Manifesto do surrealismo (1924) de André Breton. Para tal, desenvolver-se-á um percurso que inclui conjecturas sobre a modulação autocrítica de Verissimo, onde o autor intervém, frequentemente, com um comentário pessoal sugerindo um sentido particular para sua escrita e clarificando pontos, considerados por ele, de grande importância. Nesse interim, será mostrado seu procedimento artístico e intelectual, trazendo-se um apanhado geral com suas construções literárias, tendo por meta apontar uma racionalidade e uma objetividade nos elementos mimetizados. Neste sentido, serão pormenorizados, passo a passo, os processos pelos quais o autor escrevia, demonstrando-se a situação de produção do texto, mas, levando-se em conta que mapear o processo de criação é algo imaginário, tão imaginário quanto criar, um processo regido por uma força misteriosa impossível de analisar e explicar a contento.

Biografia do Autor

Roselene Berbigeier Feil, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Espanhola e suas Respectivas Literaturas pelo Instituto de Ensino Superior de Educação - Faculdade de Ponta Porã - MS. Pós-graduada em Estudos da Linguagem pela UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados e, em Estudos Literários pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mestre em Letras na linha de pesquisa "Literatura e Práticas Culturais" pela UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente Doutoranda em Estudos de Literatura, na linha de pesquisa "Literaturas Portuguesa e Luso-africanas" pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-05-23

Como Citar

FEIL, Roselene Berbigeier. O processo criativo de Erico Verissimo: apontamentos em sua escrita memorialística. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 241–255, 2012. DOI: 10.5007/2175-7917.2012v17n1p241. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n1p241. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos