A teoria pós-colonial no encontro de duas narrativas

Autores

  • Izabel Cristina dos Santos Teixeira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n2p143

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma leitura comparativa entre duas narrativas – a novela “O coração das trevas” (1898), de Joseph Conrad e o filme “Apocalypse now” (1979), do diretor Franz Ford Coppola – tendo por base a teoria pós-colonial. O filme é tido como uma adaptação da referida novela, porém altera-lhe o espaço de contexto: no século XIX, o enredo se passa na África, durante o período de sua colonização; já no século XX, o cenário é a Ásia, durante a vigência da Guerra do Vietnã (1964-1973). Em cada um deles, novela e filme, evidencia-se a busca pela conquista territorial, pela imposição de forças, aparentemente desiguais. Neste sentido, é realçado o poder político e econômico dos países colonizadores, cada um a seu tempo, em espaços diferenciados (nos continentes africano e asiático), dando-se, no século XX, uma espécie de  atualização ideológica da ocupação da África (realizado no século anterior), em que, uma vez abandonado o modelo de colonização ultramarina, leva-se à ascensão um novo formato desse sistema econômico, o qual, no último caso,  tem por objetivo dar sustentação ao sistema capitalista norte-americano.

 

Biografia do Autor

Izabel Cristina dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Tocantins

Formada em Letras-Português (UFSC), mestrado em Literatura (UFSC0 e doutorado em Literatura (UFSC). Professora de Literaturas de Língua Portuguesa (Africana, Brasileira e Portuguesa), do curso de Letras/Campus Universitário de Araguaína.

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Publicado

2012-11-15

Como Citar

DOS SANTOS TEIXEIRA, Izabel Cristina. A teoria pós-colonial no encontro de duas narrativas. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 143–153, 2012. DOI: 10.5007/2175-7917.2012v17n2p143. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n2p143. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes