Diário íntimo: fonte de pesquisa e instrumento pedagógico

Autores

  • Márcio Couto Henrique Universidade Federal do Pará
  • Sara da Silva Suliman Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n2p27

Resumo

Este artigo discute as possibilidades da utilização de diários íntimos no Ensino Fundamental e Médio, não apenas como fonte de pesquisas, mas também como instrumento pedagógico, enriquecedor do processo de transposição didática das pesquisas acadêmicas para a sala de aula. Faz-se uma reflexão sobre o invólucro de sinceridade que caracteriza os registros íntimos, capaz de envolver o professor-pesquisador na aura de força, convicção e veracidade da escrita de si. Atento a esses limites, apresentamos trechos de alguns diários íntimos publicados, analisando a maneira como eles podem ser utilizados em sala de aula, dependendo da capacidade do professor em perceber neles temas relacionados aos conteúdos discutidos em suas respectivas disciplinas. Dada à dimensão social dos diários, eis que eles registram o diálogo de um indivíduo com o seu tempo e lugar, pode-se articular temas diversos em abordagem interdisciplinar, com a possibilidade de se ter acesso a um ponto de vista diferente de determinados fatos históricos, se comparado com o que encontramos em fontes históricas oficiais.

 

Biografia do Autor

Márcio Couto Henrique, Universidade Federal do Pará

Dr. em Ciências Sociais, professor da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará. Autor de "Um toque de voyeurismo: o diário íntimo de Couto de Magalhães". Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

Sara da Silva Suliman, Universidade Federal do Pará

Mestranda em História (PPHIST/UFPA), possui graduação em História (UFPA) e integra o OITOCENTOS: Grupo de Pesquisa de História da Amazônia.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

HENRIQUE, Márcio Couto; SULIMAN, Sara da Silva. Diário íntimo: fonte de pesquisa e instrumento pedagógico. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 27–44, 2012. DOI: 10.5007/2175-7917.2012v17n2p27. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n2p27. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Escritas de Si