Diário íntimo: fonte de pesquisa e instrumento pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n2p27Resumo
Este artigo discute as possibilidades da utilização de diários íntimos no Ensino Fundamental e Médio, não apenas como fonte de pesquisas, mas também como instrumento pedagógico, enriquecedor do processo de transposição didática das pesquisas acadêmicas para a sala de aula. Faz-se uma reflexão sobre o invólucro de sinceridade que caracteriza os registros íntimos, capaz de envolver o professor-pesquisador na aura de força, convicção e veracidade da escrita de si. Atento a esses limites, apresentamos trechos de alguns diários íntimos publicados, analisando a maneira como eles podem ser utilizados em sala de aula, dependendo da capacidade do professor em perceber neles temas relacionados aos conteúdos discutidos em suas respectivas disciplinas. Dada à dimensão social dos diários, eis que eles registram o diálogo de um indivíduo com o seu tempo e lugar, pode-se articular temas diversos em abordagem interdisciplinar, com a possibilidade de se ter acesso a um ponto de vista diferente de determinados fatos históricos, se comparado com o que encontramos em fontes históricas oficiais.
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