O livro e a leitura no espaço da performance: o caso de "O Clube de Leitura" de Jane Austen

Carmen Irene Correa de Oliveira, Leila Beatriz Ribeiro, Valéria Cristina Lopes Wilke

Resumo


Propomos discutir o papel das narrativas fílmicas tendo o livro como objeto de representação no contexto do imaginário das formas e dos tipos de conhecimento, dos modos de organização da leitura e de suas práticas. Finalmente, temos a perspectiva dialógica das obras, seu tempo, os sujeitos leitores e seu contexto. Para tal empreendimento, trazemos o texto fílmico O clube de leitura Jane Austen (The Jane Austen Book Club, 2007), baseado em um livro (The Jane Austen book club, de Karen Joy Fowler) que tem como foco dramas pessoais e íntimos de pessoas que nos diferentes momentos de compartilhamento, que se desenrolam por seis meses, apresentam vivências individuais que se misturam às tramas das personagens dos livros da autora inglesa. Destacamos, no filme, livro e leitura como elementos narrativos, personagens cúmplices dos pequenos dramas vividos. Em O Clube de Leitura de Jane Austen, efetuamos uma extrapolação ao colocarmos os dois momentos – o de performance e o de leitura – nas práticas desenvolvidas pelos participantes do clube. Eles encontram a obra de Austen na leitura individual e na performance que coloca a todos em um espaço sempre de ação e transformação. Entendemos, enfim, que a leitura individual e os encontros do clube possibilitam pensar na recepção (leitura individual) e performance (leitura/análise coletiva) em uma conjugação que permite a reatualização constante da obra, no caso de Jane Austen.


Palavras-chave


Livro; Leitura; Performance; Texto fílmico; Clube de leitura

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n1p59

Direitos autorais 2012 Carmen Irene Correa de Oliveira, Leila Beatriz Ribeiro, Valéria Cristina Lopes Wilke

Rev. Anu. Lit. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil. ISSNe 2175-7917

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.