Rilke e Michelângelo. Pietà: poema de pedra, escultura de palavras

Autores

  • Jardel Dias Cavalcanti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2014v19n1p207

Resumo

O artigo propõe criar um diálogo ou aproximação livre entre o poema Pietà, de Rainer Maria Rilke e a escultura de mesmo nome do escultor renascentista Michelângelo. No centro da relação, a ideia de que a arte e o artista mergulham nas “dores do mundo” para trazerem de lá a promessa de felicidade que é a beleza da criação. O ensaio de Todorov sobre Rilke, do qual fizemos uso frequente aqui, é a base para se pensar essa ideia.

Biografia do Autor

Jardel Dias Cavalcanti, Universidade Estadual de Londrina

Professor de História da Arte e Crítica de Arte da Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR - Brasil. Mestre e doutor em História da Arte pela Unicamp, pós-doutorado em História pela UFRJ. Colunista do site www.digestivocultural.com.br

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Publicado

2014-06-13

Como Citar

CAVALCANTI, Jardel Dias. Rilke e Michelângelo. Pietà: poema de pedra, escultura de palavras. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 207–214, 2014. DOI: 10.5007/2175-7917.2014v19n1p207. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2014v19n1p207. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática Coleções Literárias: textos/imagens