Ficcionalizando... uma leitura da pós-pedagogia

Autores

  • João Nilson P. de Alencar Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Ficcionalização, Pós-pedagogia, Modernidade, Fictionalization, Post-pedagogy, Modernity

Resumo

Este texto aborda algumas questões relacionadas ao pensamento produzidopara/pela instituição, em sua vertente pedagógica. De forma a contrapor essa tendência,apresento o conceito de "pós-pedagogia". Rastreando-o arqueologicamente, encontro emNietzsche e Freud duas importantes referências para o pensamento contemporâneo, na suaintenção de promover o "descentramento" do pensamento iluminista. O foco central doartigo reside na questão da ficcionalização do discurso "oficial", como em textos de Máriode Andrade e de Silviano Santiago.

Biografia do Autor

João Nilson P. de Alencar, Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1984) , especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Maringá (1988) e mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) . Atualmente é Professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conto, Ficção, LIteratura Brasileira, Marina, a intangível, Murilo Rubião e Prototexto. http://lattes.cnpq.br/8878054195571240

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

ALENCAR, J. N. P. de. Ficcionalizando... uma leitura da pós-pedagogia. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 11, n. 11, p. 117-136, 2003. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5225. Acesso em: 1 dez. 2020.

Edição

Seção

Instituição, imagem, pensamento