Ficcionalizando... uma leitura da pós-pedagogia
Resumen
Este texto aborda algumas questões relacionadas ao pensamento produzidopara/pela instituição, em sua vertente pedagógica. De forma a contrapor essa tendência,apresento o conceito de "pós-pedagogia". Rastreando-o arqueologicamente, encontro emNietzsche e Freud duas importantes referências para o pensamento contemporâneo, na suaintenção de promover o "descentramento" do pensamento iluminista. O foco central doartigo reside na questão da ficcionalização do discurso "oficial", como em textos de Máriode Andrade e de Silviano Santiago.Descargas
Publicado
2003-01-01
Cómo citar
ALENCAR, João Nilson P. de. Ficcionalizando... uma leitura da pós-pedagogia. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 11, n. 11, p. 117–136, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5225. Acesso em: 26 dic. 2025.
Número
Sección
Instituição, imagem, pensamento
Licencia
Derechos de autor 2003 João Nilson P. de Alencar

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.