Ficcionalizando... uma leitura da pós-pedagogia
Resumen
Este texto aborda algumas questões relacionadas ao pensamento produzidopara/pela instituição, em sua vertente pedagógica. De forma a contrapor essa tendência,apresento o conceito de "pós-pedagogia". Rastreando-o arqueologicamente, encontro emNietzsche e Freud duas importantes referências para o pensamento contemporâneo, na suaintenção de promover o "descentramento" do pensamento iluminista. O foco central doartigo reside na questão da ficcionalização do discurso "oficial", como em textos de Máriode Andrade e de Silviano Santiago.Descargas
Publicado
2003-01-01
Cómo citar
ALENCAR, João Nilson P. de. Ficcionalizando... uma leitura da pós-pedagogia. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 11, n. 11, p. 117–136, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5225. Acesso em: 12 jul. 2024.
Número
Sección
Instituição, imagem, pensamento
Licencia
Derechos de autor 2003 João Nilson P. de Alencar
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.