Os marcos são: o conto, a reza e o evangelho

Autores

  • Verônica Ribas Cúrcio UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Evangelho de São Marcos, comparações, Guimarães Rosa, Gospel, comparisons

Resumo

Propomos neste trabalho fazer, primeiramente, uma breve leitura do conto São Marcos de João Guimarães Rosa e, em seguida, um diálogo de aproximações entre esse conto e o Evangelho de São Marcos. Os dois textos discorrem sobre fé e religiosidade, tendo a crença como forma única de salvação. No primeiro texto, o protagonista, cético e ao mesmo tempo supersticioso, passa por uma experiência de transformação. O que o salva é a fé na palavra, na oração de São Marcos. Já no segundo texto, o evangelho, é resumida uma parte da história de vida de Jesus, a partir do seu batismo até sua ressurreição e nesse percurso vários milagres e curas efetuados por Jesus são narrados como exemplo de fé incondicional.

Biografia do Autor

Verônica Ribas Cúrcio, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Letras Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Lingüística na UFSC. Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-07-30

Como Citar

CÚRCIO, V. R. Os marcos são: o conto, a reza e o evangelho. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 12, n. 12, p. 41-50, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5438. Acesso em: 13 maio. 2021.

Edição

Seção

Umbral