De exílio, saudades e afagos

Autores

  • Jurema Chagas

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão sobre as narrativas encontradas em dois blogs escritos por mulheres brasileiras que deixaram o Brasil para morar em outros países com seus respectivos noivos que depois tornaram-se maridos estrangeiros. Pelo que se pôde perceber nas narrativas encontradas em posts e comentários dos blogs analisados, além de buscar o amor, elas também foram em busca de oportunidades e novas experiências de vida, seguindo um movimento peculiar desta época e ditado pelas condições do dinâmico e instável existir contemporâneo. Procurou-se analisar tais escrituras sob os feixes teóricos oferecidos por Said, Hall e Shohat a respeito de noções como pátria, exílio e diáspora.

Biografia do Autor

Jurema Chagas

possui graduação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001) . Tem experiência na área de Letras. "Currículo Lattes

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq."

Downloads

Publicado

2007-07-30

Como Citar

CHAGAS, Jurema. De exílio, saudades e afagos. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 12, n. 12, p. 119–126, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5460. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Beiral