Uma análise da reação estética na leitura d’A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2021.e75401Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento da personagem Raquel, bem como a reação estética provocada no leitor pela obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes. A narrativa articula-se por meio das vontades da menina, que são o oposto da condição real que ela vivencia na família. Desse modo, constroem-se os dois cronotopos da narrativa: cronotopo da imaginação e cronotopo da realidade. Segundo Vygotsky (1999), em Psicologia da arte, na articulação da obra literária há sempre sentimentos opostos crescendo na mesma proporção, que se desenvolvem até o ponto culminante, no qual se fundem, como em um curto-circuito atingindo o efeito estético da arte, a catarse. Nesse sentido, a análise se desenvolve sobre mecanismos utilizados pela narradora da obra, tanto na construção dos cronotopos da imaginação e da realidade, quanto nos seus engendramentos na narrativa, visando compreender o desenvolvimento da narradora, bem como a catarse do leitor durante a leitura.
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