Revisitando Caramuru: os princípios da jornada do escritor no poema épico e no filme
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2022.e83318Palavras-chave:
Jornada do escritor, Jornada do herói, Caramuru, Filme, ÉpicaResumo
O artigo apresentado pretende explicitar os fundamentos de escrita criativa propostos por Vogler (2015). O artigo aborda a reinterpretação que Vogler fez do Herói de mil faces, de Joseph Campbell, livro em que discute os papéis dos arquétipos e suas funções nas narrativas, assim como, reorganiza as etapas da jornada do herói com vistas à escrita de roteiros. Para exemplificar a eficácia e pertinência das ideias de Vogler, primeiramente averiguou-se em Caramuru: poema épico do descobrimento da Bahia, de Frei José de Santa Rita Durão (2008 [1781]), a presença e função de tais arquétipos; e, posteriormente, a aplicabilidade dos estágios da jornada do herói em uma leitura do filme Caramuru, a invenção do Brasil (2001).
Referências
CARAMURU, a invenção do Brasil. Direção de Guel Arraes. Produção de Anna Barroso. Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado. Rio de Janeiro: Columbia Tristar Filmes, 2001. (85 min.), son., color.
DURÃO, José de Santa Rita. Caramuru: poema épico do descobrimento da Bahia. In: TEIXEIRA, Ivan. (Org.). Épicos: Prosopopeia: O Uraguai: Caramuru: Vila Rica: A Confederação dos Tamoios: I-Juca Pirama. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. p. 355-660.
DUTRA, Waltensir. O Arcadismo na poesia lírica, épica e satírica. In: COUTINHO, Afrânio (Dir.). A literatura no Brasil. Rio de Janeiro, 1968. p. 319-361. vol.1.
REY, Marcos. O roteirista profissional: TV e cinema. São Paulo: Ática, 2009.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores. 3.ed. Trad. de Petê Rissatti. São Paulo: Aleph, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dílson César Devides
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.