Análise de estudos recentes sobre a formação de professores alfabetizadores com a leitura e com a contação de histórias
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2022.e86175Palavras-chave:
Contação de histórias, Letramento, Formação de professoresResumo
Ler e contar histórias são proposições fundamentais para o processo de alfabetização e configuram-se como premissas iniciais nas formações oferecidas a professores alfabetizadores nos últimos anos. Neste contexto, torna-se relevante a discussão com respeito às divergências em torno das preferências entre as concepções e as metodologias que fundamentam as práticas docentes, em especial nos primeiros anos escolares. Com a finalidade de identificar os estudos recentes acerca desta temática, mais especificamente entre os anos de 2010 a 2020, a presente pesquisa utiliza-se do software Iramuteq para a categorização dos resultados e para a análise do conteúdo dos estudos recentes em torno desse assunto. Os resultados apresentados sinalizam a necessidade de investir na formação leitora oferecida inicialmente aos professores e consequentemente aos educandos, pois muitas vezes o planejamento escolar minimiza os objetivos de leitura em torno de correções ortográficas ou de uma escolarização literária. Embora esses propósitos didáticos tenham sua importância, pensar a alfabetização pela perspectiva do letramento consiste na valorização da função social das práticas de leitura e na sistematização das ações pedagógicas pelos professores alfabetizadores. Portanto, alfabetizar e letrar (COSSON, 2014; SOARES, 2004) incide na compreensão das problemáticas reais pela escola e no diálogo que mobiliza os diferentes textos a distintos propósitos comunicativos.
Referências
BARBOSA, Eveline T. Os donos da imaginação: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares. 2017. 202 f. Tese (Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mato Grosso, 2017.
BATEMAN, John Arnold. Multimodality and genre: a foundation for the systematic analysis of multimodal documents. Basingstoke, New York: Palgrave Macmillan, 2008.
BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Alfabetização, leitura e escrita. In: BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Coletânea Salto para o futuro: Práticas de leitura e escrita. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 10-11.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
KRESS, Gunther. Visual and verbal modes of representation in electronically mediated communication: the potentials of new forms of text. In: SNYDER, Ilana. Taking literacy into the electronic era. Sydney: Allen & Unwin, 1998. p. 53-79.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitura: Aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. São Paulo: Pontes, 2004.
KLEIMAN, Ângela. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?. Campinas: Cefiel – Unicamp; MEC, 2005.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Cambridge, 2000. p. 60-91.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia: Gwaya, 2005.
ROJO, Roxane H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 3.ed. ver. ed. ampl. Belo Horizonte: Aletria, 2012.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu. Acesso em: 20 dez. 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.
SOLE, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 10. ed. São Paulo: Global, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iranara Saraiva Alves Feitoza, Angela Maria Baltieri Souza, Clarilza Prado de Sousa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.