Dominga ou a arte de lidar com o mistério
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2022.e87231Palavras-chave:
Conto, Intertextualidade, Fantástico, Mistério, ImaginaçãoResumo
Este artigo estuda as especificidades do pouco conhecido conto Dominga no panorama da obra de Agustina Bessa-Luís, em particular as suas ligações às culturas francesa e alemã, raras nos textos da escritora lusitana. Propomos indagar como esta ancoragem além-fronteiras é pedra angular de um universo simultaneamente autobiográfico e fantástico no sentido sartriano, que conduz à reflexão sobre os limites da imaginação humana e às fronteiras entre literatura e realidade. Ao ser lido como uma mise en abîme do ato de contar histórias, analisamos de que forma Dominga se torna uma arte poética de como lidar com o mistério, essencial para a compreensão dos textos de Agustina. De ouvinte a narradora, observamos a visitante de Dominga a confrontar-se com os enigmas de Heidelberg, mas também com o passado da escritora alemã, que testam a sua curiosidade pela verdade e a capacidade de assumir o irremediável. Por fim, realçamos como a solução encontrada – a ausência de esperança – está presente noutros romances da escritora e dialoga com os contos de Antoine Saint-Exupéry.
Referências
BESSA-LUÍS, Agustina. 12. Dominga. Podcast. À Boca de Cena, 2021. Porto: Casa Comum da Universidade do Porto, 2021. Disponível em: https://www.up.pt/casacomum/a-boca-de-cena/12-dominga/. Acesso em: 19 abr. 2022.
BESSA-LUÍS, Agustina. Alegria do Mundo I. Lisboa: Guimarães Editores, 1996.
BESSA-LUÍS, Agustina. Antes do Degelo. Lisboa: Guimarães Editores, 2004.
BESSA-LUÍS, Agustina. A Ronda da Noite. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2019.
BESSA-LUÍS, Agustina. Dominga. Trad. de Françoise Debecker-Bardin. Lisboa: Guimarães Editores, 1999.
BESSA-LUÍS, Agustina. Dominga. Trad. de Klaus-D. Lieberwirth. Maia: Cosmorama Edições, 2008.
DUMAS, Catherine. Estética e Personagens nos romances de Agustina Bessa-Luís. Porto: Campo das Letras, 2002.
DUMAS, Catherine. O lugar do conto na obra de Agustina Bessa-Luís. Revista do Centro de Estudos Portugueses, v. 31, n. 46, p. 11-22, 2011.
JUNG, Carl Gustav. The Man and His Symbols. Toronto: Penguin Random House, 1968.
LOPES, Silvina Rodrigues. Agustina Bessa-Luís. As Hipóteses do Romance. Porto: Edições Asa, 1989.
LOURENÇO, Eduardo. Agustina Bessa-Luís ou o neo-romantismo. In: LOURENÇO, Eduardo O Canto do Signo – Existência e Literatura. Lisboa: Editorial Presença, 1993, p. 158-163.
LOURENÇO, Eduardo. Desconcertante Agustina. In: LOURENÇO, Eduardo O Canto do Signo – Existência e Literatura. Lisboa: Editorial Presença, 1993, p. 164-171.
MACHADO, Álvaro Manuel. Agustina e o significado das coisas. Colóquio/Letras, n. 187, p. 42-52, set. 2014.
PRADO COELHO, Eduardo. Agustina: Uma Compaixão sem Amor. In: PRADO COELHO, Eduardo. A noite do mundo. Lisboa: INCM, 1998, p. 161-164.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine. Le Petit Prince, Paris: Gallimard, 1999.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine. Vol de nuit, Paris: Gallimard, 1931.
SARTRE, Jean-Paul. «Aminabad» ou du fantastique considéré comme un langage. In: SARTRE, Jean-Paul. Situations, I. Paris: Gallimard, 1947, p. 113-132.
TODOROV, Tzvetan. Introduction à la littérature fantastique. Paris: Seuil, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Beatriz Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.