O imaginário gótico de um emigrante. Uma reflexão sobre a poesia de Czes?aw Mi?osz
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92157Palavras-chave:
Emigração, Linguagem poética, Conveção gótica, Czes?aw Mi?oszResumo
Leitor dos filósofos e da vasta tradição da poesia mundial, o poeta polonês emigrante Czes?aw Mi?osz busca em sua obra o sentido da representação, desafiando as diferentes formas do niilismo linguístico e existencial. Colocando em questão as tendências ocidentais formalistas, assim como a herança literária romântica, o poeta polonês se volta em alguns de seus textos para os elementos da convenção gótica. É surpreendente descobrir que, na obra de Mi?osz, são justamente os elementos da poética gótica, geralmente desvalorizada pelo discurso crítico, que permitem ultrapassar as dicotomias características da literatura extraterritorial. Se a subjetividade emigrante não raramente reatualiza os elementos da poética romântica e do orientalismo, o uso dos elementos da convenção gótica permite, pelo contrário, a valorização da experiência da desterritorialização. Voltada para a memória curta afetiva e para o nomadismo, a deterritorialização busca negociar a verticalidade da experiência e uma reconfiguração do espaço subjetivo no sentido que valorize o impulso dionisíaco.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Homo Sacer II. Trad. de I. D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.
BACHELARD, Gaston. Earth and the Reveries of Repose. An Essay on Images of Interiority. Dallas: Dallas Institute Publications, 2011.
BILL, Stanley. Czesław Miłosz’s Faith in the Flesh. Nova Iorque: Oxford University Press, 2021.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo. Trad. de Luiz Benedicto Lacerda Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2011.
DETIENNE, Marcel. Dionysos Slain. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1979.
FAZAN, Jarosław; ZAJAS, Krzysztof (org.). Żagary. Antologia poezji. Wrocław: Zakład Narodowy im. Ossolińskich, 2019.
FRANASZEK, Andrzej. Czesław Miłosz. A Biography. Cambridge: The Belknap Press, 2017.
KRASZEWSKI, Charles S. Irresolute Heresiarch: Catholicism, Gnosticism and Paganism in the Poetry of Czesław Miłosz. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2012.
KUOLT, Martin. Thomas d’Aquin. Du mal. Paris: L’Harmattan, 2009.
MICHELET, Jules. La Sorcière. The Witch of the Middle Ages. [s.l.]: First Rate Publishers, 1863.
MIŁOSZ, Czesław. The History of Polish Literature. Berkeley: University of California Press, 1983.
MIŁOSZ, Czesław. A Road-side Dog. Nova Iorque: Farrar, Straus e Giroux, 1998.
MIŁOSZ, Czesław. Wiersze wszystkie. Cracóvia: Znak, 2011.
MIŁOSZ, Czesław. Ogród nauk. Cracóvia: Znak, 2013.
MIŁOSZ, Czesław. Não mais. Trad. de Henryk Siewierski e Marcelo Paiva de Souza. Brasília: Editora UnB, 2003.
MOSCALUIC, Mihaela; WATERS, Michael (org.) Border Lines. Poems of Migration. Everyman’s Library. Nova Iorque: Alfred A. Knopf, 2020.
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da tragédia. Trad. de Jacó Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
OLEJNICZAK, Józef. Białoszewski 2018/2019. Cracóvia: Pasaże, 2020.
OLEJNICZAK, Józef. Gombrowicz. Ja! Łódź: Wydawnictwo Uniwersutetu Łódzkiego, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Olga Donata Guerizoli Kempinska

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.