A erotização do feminino, o grotesco e a carnavalização em Caim, de José Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92473

Palavras-chave:

Caim, Carnavalização , Erotização, Feminino, Saramago

Resumo

Propõe-se neste artigo uma análise acerca da erotização do feminino, do grotesco e da carnavalização em Caim (2011), de José Saramago. O recorte teórico se baseia nas contribuições de Bakhtin (1996), Battaille (1987) e Whitmont (1991) que traçam uma relação sobre a carnavalização, o erotismo e a questões concernentes ao feminino. Este estudo foi elaborado sob a perspectiva da paródia do texto sagrado e a representação de personagens sagrados como Eva e Lilith. Reflete-se sobre o uso do erotismo e da sexualidade como meio de empoderar e valorizar o sujeito feminino. Além disso, Saramago busca dar protagonismo ao ser humano, mesmo sabendo que os meios usados para isso vão contra os dogmas religiosos e as regras de controle ao corpo da mulher, muito em voga na sociedade patriarcal. Ademais, fala-se sobre os desejos carnais que põe em risco as tradições cristã, judaicas e as bases da cultura patriarcal que exerceu e exerce grande poder na sociedade até os dias hodiernos.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Dantas da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

É doutorando em Letras pela UFES, Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLETRAS) pelo IFES - Campus Vitória, Especialista em Educação e Direitos Humanos pela UFES e Licenciado em Letras pela Faculdade Multivix/ São Mateus. Integrante dos grupos de pesquisa Literatura e Educação (ouvinte, sem vínculo de orientação) da Ufes e Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (ITESI), da Universidade de Pernambuco (UPE).

Roney Jesus Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

É doutorando em História Social (PPGhis/UFES) e mestre em História da Arte (PPGA/UFES) e, mestre em Educação (PPCE/UA). Licenciado em Letras, História e Artes Visuais. Integra os grupos de pesquisa “Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea”, “Crítica e Experiência Estética” e “O Estrondo das imagens: na hibridez das artes e dos sentidos”, ambos vinculados aos PPGA/Ufes. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1996.

BARROS, Maria N. A. de. As deusas, as bruxas e a Igreja. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: LP&M, 1987.

CAPUANO, Cláudio de Sá. Revisitando Histórias Bíblicas: Caim, de José Saramago. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 8, p. 1-6, 2009.

CERDEIRA, Teresa Cristina. Caim e José Saramago: testemunhar até o fim. Confluenze, v. 15, n. 1, p. 63-80, 2023.

DIAS, Bruno Vinicius Kutelak. Eva e Lilith: o erotismo e a carnavalização em Caim, de José Saramago. Afluente, v.1, n .2, p. 200-221, jul./set. 2016.

DIAS, Bruno Vinicius Kutelak. O erotismo e a libertação feminina no evangelho de Saramago. Letras Escreve, v. 7, n. 4, p. 261-285, 2018.

DIAS, Bruno Vinicius Kutelak. Paródia, carnavalização e erotismo (re)valorizado em O Evangelho Segundo Jesus Crísto e Caim, de José Saramago. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história de opressão das mulheres pelos homens. Trad. de Luiza Sallera. São Paulo: Cultrix, 2019.

OLIVEIRA, Salma Ferraz de Azevedo de. As faces de Deus na obra de um ateu – José Saramago. 285 f. (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2002.

PINHEIRO, Eula. José Saramago: tudo, provavelmente, são ficções; mas a literatura é vida. São Paulo: Musa, 2012.

SARAMAGO, José. Caim. 7. ed. São Paulo, Cia das Letras, 2011.

SICUTERI, Roberto. Lilith, a lua negra. Trad. de Norma Telles e Adolpho S. Gordo. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

WHITMONT, Edward C. Retorno da Deusa. 2. ed. São Paulo: Summus, 1991.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

SILVA, Rodrigo dos Santos Dantas da; RIBEIRO, Roney Jesus. A erotização do feminino, o grotesco e a carnavalização em Caim, de José Saramago. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 28, p. 01–17, 2023. DOI: 10.5007/2175-7917.2023.e92473. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/92473. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos