A erotização do feminino, o grotesco e a carnavalização em Caim, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92473Palavras-chave:
Caim, Carnavalização , Erotização, Feminino, SaramagoResumo
Propõe-se neste artigo uma análise acerca da erotização do feminino, do grotesco e da carnavalização em Caim (2011), de José Saramago. O recorte teórico se baseia nas contribuições de Bakhtin (1996), Battaille (1987) e Whitmont (1991) que traçam uma relação sobre a carnavalização, o erotismo e a questões concernentes ao feminino. Este estudo foi elaborado sob a perspectiva da paródia do texto sagrado e a representação de personagens sagrados como Eva e Lilith. Reflete-se sobre o uso do erotismo e da sexualidade como meio de empoderar e valorizar o sujeito feminino. Além disso, Saramago busca dar protagonismo ao ser humano, mesmo sabendo que os meios usados para isso vão contra os dogmas religiosos e as regras de controle ao corpo da mulher, muito em voga na sociedade patriarcal. Ademais, fala-se sobre os desejos carnais que põe em risco as tradições cristã, judaicas e as bases da cultura patriarcal que exerceu e exerce grande poder na sociedade até os dias hodiernos.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1996.
BARROS, Maria N. A. de. As deusas, as bruxas e a Igreja. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: LP&M, 1987.
CAPUANO, Cláudio de Sá. Revisitando Histórias Bíblicas: Caim, de José Saramago. Palimpsesto, Rio de Janeiro, n. 8, p. 1-6, 2009.
CERDEIRA, Teresa Cristina. Caim e José Saramago: testemunhar até o fim. Confluenze, v. 15, n. 1, p. 63-80, 2023.
DIAS, Bruno Vinicius Kutelak. Eva e Lilith: o erotismo e a carnavalização em Caim, de José Saramago. Afluente, v.1, n .2, p. 200-221, jul./set. 2016.
DIAS, Bruno Vinicius Kutelak. O erotismo e a libertação feminina no evangelho de Saramago. Letras Escreve, v. 7, n. 4, p. 261-285, 2018.
DIAS, Bruno Vinicius Kutelak. Paródia, carnavalização e erotismo (re)valorizado em O Evangelho Segundo Jesus Crísto e Caim, de José Saramago. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história de opressão das mulheres pelos homens. Trad. de Luiza Sallera. São Paulo: Cultrix, 2019.
OLIVEIRA, Salma Ferraz de Azevedo de. As faces de Deus na obra de um ateu – José Saramago. 285 f. (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2002.
PINHEIRO, Eula. José Saramago: tudo, provavelmente, são ficções; mas a literatura é vida. São Paulo: Musa, 2012.
SARAMAGO, José. Caim. 7. ed. São Paulo, Cia das Letras, 2011.
SICUTERI, Roberto. Lilith, a lua negra. Trad. de Norma Telles e Adolpho S. Gordo. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
WHITMONT, Edward C. Retorno da Deusa. 2. ed. São Paulo: Summus, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo dos Santos Dantas da Silva, Roney Jesus Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.