Mouthpieces de Eimear McBride e a estrutura dramática Becketiana para criação de significado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e93187

Palavras-chave:

Eimear McBride, Mouthpieces, peças de rádio, Samuel Beckett, Gêneros híbridos

Resumo

Este artigo investiga as mini-peças de Eimear McBride reunidas e publicadas como Mouthpieces em sua forma escrita. Embora não examinemos a performance das peças, a produção radiofônica das peças do canal Drama On One, da RTÉ, com as atrizes Eimear McBride e Aoife Duffin norteia essa discussão. O objetivo deste artigo é investigar como as peças se posicionam em relação ao legado de Samuel Beckett em termos de gênero e estrutura dramática para a construção de seu significado. Além disso, destaca-se a presença de elementos de outras tradições dramáticas, com uma visão rápida de como eles influenciam a estrutura dos textos. A pesquisa também examina como o hibridismo de gêneros das peças, descrito por McBride como duas performances e uma prosa/performance, influencia os tópicos e significados do texto e, vice-versa, como o conteúdo da obra forma e informa sua estrutura para a criação de significado. Além disso, há uma breve análise de como as peças se dividem e se unem como três peças de uma única obra, oferecendo uma visão aprofundada sobre a mais nova publicação de McBride.

Biografia do Autor

Alinne Balduino Pires Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Senior Lecturer in English and Translation at Universidade Federal de Santa Catarina, where she teaches at Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras, Programa de Pós-graduação em Inglês and Pós-graduação em Estudos da Tradução. She is Director of both UFSC’s Irish Studies research cluster (NEI) and Radio Drama Lab. Her most recent research project involves the study, translation for the stage and production of plays by Irish and Northern Irish women playwrights.

Maria Eduarda Dutra Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina

MA student Programa de Pós-graduação em Inglês, UFSC. She has undergraduate degrees in Law (2011-2016) and English (2017-2021), both from Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Her research so far pertains poetry, with a focus on Poetry Slams/Slam Poetry.

Referências

BARNES, Clive. Theater: A World Premiere for Beckett’s ‘Not I’. 1972. The New York Times. Available at: https://www.nytimes.com/1972/11/23/archives/theater-a-world-premiere-for-becketts-not-i-jessica-tandy-star-in.html. Access: 2 Feb. 2023.

BROWN, Andrew. Stichomythia. Oxford Research Encyclopedia of Classics, 7 Mar. 2016. Oxford University Press.

BROWNE, Oliver. Eimear McBride’s ‘Gob’. Alluvium: 21st-Century Writing, 21st-Century Approaches, [S.L.], v. 9, n. 1, 8 Mar. 2021. Available at: https://www.alluvium-journal.org/2021/03/08/eimear-mcbrides-gob/. Access: 16 Jul. 2022.

CATANZARO, Mary. Recontextualizing the Self: the voice as subject in Beckett’s “Not I”. South Central Review: Johns Hopkins University Press on behalf of South Central Modern Language Association, Baltimore, v. 7, n. 1, p. 36-49, Spring 1990. Available at: http://www.jstor.org/stable/3189212. Access: 2 Feb. 2023.

COLLARD, David. Interview with Eimear McBride: online exclusive. The Write Review. 2014. Available at: https://www.thewhitereview.org/feature/interview-with-eimear-mcbride/. Access: 15 Jul. 2022.

DUANE, Chloe. Mouthpieces by Eimear McBride. 2021. University of Reading. Available at: https://research.reading.ac.uk/beckett/mouthpieces-by-eimear-mcbride/. Access: 15 Jul. 2022.

FARRELL, Tyler. Stichomythia. Cliffs of Moher: Salmon Poetry Publishing Irish & International, 2018.

FELSKI, Rita. The Gender of Modernity. Cambridge, Massachusetts, London, England: Harvard University Press, 1995.

FLUDERNIK, Monika. Introduction: second-person narrative and related issues. Style, Pennsylvania, v. 28, n. 3, p. 281-311, 1994.

HASSELBACH, Hans-Peter. Samuel Beckett’s Endgame: a structural analysis. Modern Drama, v. 19, n. 1, p. 25-34, 1976.

KÁROLY, Píntér. Coherence of Incongruity: Beckett’s dramatic structure. Hungarian Journal of English and American Studies (Hjeas), Debrecen, p. 31-43, 1996.

KELLY, Stuart. Book review: Mouthpieces, by Eimear McBride. 2021. The Scottsman. Available at: https://www.scotsman.com/arts-and-culture/books/book-review-mouthpieces-eimear-mcbride-3121472. Access: 16 Jul. 2022.

LIAO, Su-Lien. Links and Blocks: the role of language in Samuel Beckett’s selected plays. International Scholarly and Scientific Research & Innovation: International Journal of Cognitive and Language Sciences,, v. 8, n. 2, p. 390-395, Feb. 2014.

MARS-JONES, Adam. ‘Not I’. London Review of Books, Northampton, v. 36, n. 5, 6 Mar. 2014. Available at: https://www.lrb.co.uk/the-paper/v36/n05/adam-mars-jones/not-i. Access: 02 Feb. 2023.

MCBRIDE, Eimear. Mouthpieces. London: Faber & Faber Limited, 2021.

MCBRIDE, Eimear. My hero: James Joyce. James Joyce. 2014. The Guardian. Available at: https://www.theguardian.com/books/2014/jun/06/my-hero-eimear-mcbride-james-joyce. Access: 15 Jul. 2022.

MCBRIDE, Eimear. Where to begin? -- Eimear McBride’s evolving relationship with Beckett’s work: Reflections on Beckett. University Of Reading, Dublin, 29 Jun. 2018. The Samuel Beckett Centre. Available at: https://samuelbeckettcentre.weebly.com/blog/eimear-mcbrides-evolving-relationship-with-becketts-work. Access: 16 Jul. 2022.

NUGENT, Georgina (ed.). Beckett’s women contemporaries. Special issue of Journal of Beckett Studies, v. 32, n. 1, 2023.

Raidió Teilifís Éireann. In the Wings - Mouthpieces. Locution: Eimear McBride and Aoife Duffin. Producer: Kevin Brew. Dublin, 2019. 19 min. Available at: https://www.rte.ie/radio/dramaonone/1038406-in-the-wings-mouthpieces-by-eimear-mcbride. Access: 17 Jul. 2022.

NGUYEN, Tram. Hostaged to the Voice of the Other: Beckett’s Play and Not I. Miranda, v. 1, n. 4, p. 1-13, 1 Jun. 2011.

PAVIS, Patrice. Dictionary of the Theatre: Terms, Concepts, and Analysis. Toronto and Buffalo: University of Toronto Press, 1998.

PERLOFF, Marjorie. The Poetics of Indeterminacy: Rimbaud to Cage. New Jersey: Princeton University Press, 1981.

Raidió Teilifís Éireann. Mouthpieces by Eimear McBride. Locution: Eimear McBride and Aoife Duffin. Producer: Kevin Reynolds. Dublin, 2019. 23 min. Available at: https://www.rte.ie/radio/dramaonone/1038351-mouthpieces-by-eimear-mcbride. Access: 17 Jul. 2022.

ROSE, Jacqueline. From the Inside out. London Review of Books, London, v. 38, n. 18, 22 Sep. 2016. Available at: https://www.lrb.co.uk/the-paper/v38/n18/jacqueline-rose/from-the-inside-out. Access: 14 Jul. 2022.

WALLACE, Claire. Monologue Theatre, Solo Performance and Self as Spectacle. In: WALLACE, Claire (ed.). Monologues: Theatre, Performance, Subjectivity. Prague: Litteraria Pragensia, 2006, p. 1-16.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Trad. de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec, 1997.

Publicado

2024-08-05

Como Citar

FERNANDES, Alinne Balduino Pires; MENDONÇA, Maria Eduarda Dutra. Mouthpieces de Eimear McBride e a estrutura dramática Becketiana para criação de significado. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 01–15, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e93187. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/93187. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos